Governo / AUDITORIA

10 de Fevereiro de 2017 17h05

Prefeito debate melhorias no transporte público e na saúde com o TCE

10/02/2017

BRUNO VICENTE

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou nesta sexta-feira (10) de uma audiência no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A reunião foi solicitada pelo próprio gestor do Município e teve como objetivo debater sobre os relatórios da saúde e do transporte público elaborado pelo órgão fiscalizador. Também estiveram presentes no encontro o presidente do TCE, Antonio Joaquim, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, o procurador-geral do Município, Nestor Fidelis, o controlador-geral do Município, Marcus Brito, e o deputado federal Carlos Bezerra.

Na oportunidade, o prefeito afirmou que, baseando-se em um modelo de gestão que tem como principal preocupação a população, irá trabalhar para garantir que os dois serviços sejam prestados de forma humanizada, garantindo o melhor atendimento possível aos usuários de ambos os sistemas. Nesse sentido, Emanuel destacou que os relatórios produzidos pelo Tribunal de Contas do Estado será um instrumento de extrema importância para que a garantia dos direitos básicos do cidadão sejam cumpridas com qualidade.

Segundo ele, a auditoria no sistema operacional do transporte coletivo foi um processo que o ajudou a tomar a decisão de não conceder o reajuste tarifário neste ano. “Entendemos que o procedimento realizado é fundamental para esse momento de discussão da qualidade do serviço prestado atualmente. Particularmente, acredito que os R$ 3,60 cobrados está muito caro em relação ao que vem sendo oferecido e precisamos inverter essa lógica”, disse.

O prefeito ressaltou, porém, que a não autorização para o aumento do preço da passagem não significa que ele está buscando prejudicar o empresário. Emanuel afirma que, na verdade, quer demonstrar que a necessidade de fomentar um debate no sentido de encontrar forma de melhorar o sistema.

“Sou responsável pelo equilíbrio econômico e financeiro do município e tenho total conhecimento da minha responsabilidade. O empresário tem que pensar também no seu compromisso de oferecer um serviço de qualidade e humanizado”, comentou.

Em relação à área da saúde, Emanuel também destacou a relevância do documento elaborado pelo TCE. Para ele, esta é a grande oportunidade de refletir e repensar sobre o funcionamento da saúde pública em Cuiabá, a fim de encontra uma solução que garanta um atendimento de qualidade à sociedade.

“Está na hora de termos coragem para enfrentar esse desafio. E é isso que eu farei enquanto prefeito de Cuiabá. Conto com o apoio do TCE, da Câmara Municipal, do servidor público e da sociedade em geral, que é quem mais sofre essa precariedade”, afirmou.

O prefeito ainda disse que já tem tomado medias que deverão contribuir para o avanço do novo conceito de saúde que pretende implantar na Cuiabá dos 300 anos. Conforme ele, as providências que estão sendo tomadas visam oferecer uma melhoria não somente para quem procura o atendimento, mas também para o servidor que é um grande parceiro no projeto de humanização da saúde.

“As medidas já encaminhadas pelo órgão controlador serão tomadas para que consigamos alcançar o aprimoramento necessário. Existe a responsabilidade do servidor, mas também deve haver uma grande ação do poder público, visando garantir que o médico tenha uma boa estrutura para realizar o atendimento”, pontuou.

O presidente do TCE, Antonio Joaquim, relatou que o órgão continuará fazendo seu papel de fiscalizador, com o intuito de contribuir com a administração do Município. “Iremos seguir acompanhando e monitorando todas as ações realizadas. Esse é o nosso trabalho, ajudar o gestor na implantação das políticas públicas de maneira correta”, finalizou.