Governo / Câmara Municipal

02 de Fevereiro de 2017 16h48

Na abertura da 19ª Legislatura, Emanuel destaca relação harmoniosa e independente

02/02/2017

BRUNO VICENTE E HUGO FERNANDES

Marcos Vergueiro

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou nesta quinta-feira (02) da cerimônia de abertura dos trabalhos da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Cuiabá. Durante a sessão que inaugurou o calendário Legislativo 2017, o chefe do Executivo ressaltou a importância da construção de uma relação harmoniosa e ao mesmo tempo independente com o Parlamento, considerando, em primeiro lugar, os interesses da população cuiabana.

Em seu discurso, Emanuel elencou algumas medidas já tomadas pela gestão, que visam cumprir a promessa de se ter uma cidade sustentável e que ofereça um atendimento humanizado ao cidadão. Dentre elas, o gestor deu destaque ao programa Matrículas Web, que tem sido uma grande ferramenta no combate às filas para preenchimento de vagas nas creches e Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI). Além disso, ele afirmou que a Prefeitura tem buscado ampliar a oferta de vagas, com o intuito de garantir um serviço de qualidade.

“Essa foi uma das minhas primeiras determinações para acabar com as vergonhosas filas de pais e mães, que passavam dias sob o sol e a chuva para conseguirem uma vaga para seus filhos. O programa está sendo um sucesso e não se vê nenhuma reclamação. Isso é o mínimo que devemos fazer. Humanizar o atendimento e não colocar o cidadão exposto ao desrespeito”, disse.

Emanuel aproveitou também para tranquilizar o usuário do transporte coletivo da Capital e garantir que não haverá reajuste na tarifa em 2017. Conforme ele, a população já paga caro pela prestação do serviço e, antes de se falar em aumento, é necessário pensar na melhoria da qualidade do serviço.

“Temos que melhorar o atendimento para a população. Se estamos anunciando um tempo de crise, há necessidade de se apertar o cinto, a Câmara abrindo mão do direito constitucional de reajuste de seus salários, a Prefeitura segurando tudo, cada centavo, por que o empresariado do transporte coletivo seria um privilegiado?”, questionou.

Malheiros reforça harmonia

O presidente da Casa, vereador Justino Malheiros, desejou sucesso ao prefeito para os próximos quatro anos de mandato. De acordo com o parlamentar, a Câmara estará sempre aberta para parcerias com o Executivo, buscando uma relação interligada e que garanta o bem-estar da sociedade.

“Desejo sucesso ao meu amigo Emanuel e quero que ele conte com essa Casa, para que junto com os 25 vereadores possamos construir uma parceria harmônica, mas com independência. Aqui não existe casa de horrores, aqui tem homens de valores”, assegurou.

Antônio Joaquim destaca nova proposta

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Joaquim, aproveitou a oportunidade para dar destaque à nova política administrativa adotada pelo órgão. Para ele, o Tribunal deve ampliar sua função fiscalizadora e se tornar uma instituição mais participativa na criação de políticas públicas. “Vamos sair da nossa zona de conforto, pois acredito que, muito mais que fiscalizar, temos que ajudar o gestor a executar tais políticas”.

O presidente do TCE afirmou ainda ter plena convicção de que Emanuel fará uma gestão que trará grandes melhorias para o cuiabano. “Temos a certeza de que é muito difícil a sua gestão não dar certo. Com esse seu comprometimento, lealdade e o compromisso com a humanização, a população colherá melhorias nos serviços públicos”, finalizou.