Governo / Missão

20 de Outubro de 2016 14h50

Mauro Mendes defende mais qualidade e fiscalização nas obras públicas como forma de economizar recursos

20/10/2016

ADEMAR ANDREOLA

Michel Alvim

Arquivo

O prefeito de Cuiabá Mauro Mendes defendeu na abertura do “II Fórum Qualidade em Obras Públicas” maior controle e fiscalização na qualidade das obras para que elas tenham maior durabilidade e, com isso, reduzam posteriormente os custos com manutenção e reformas.  O fórum, promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública, foi aberto na manhã desta quinta-feira (20), na Escola de Contas do TCE-MT, na presença de representantes dos três Poderes.

O ouvidor geral do Tribunal de Contas, conselheiro Waldir Júlio Teiss, que representou o presidente da instituição, Antônio Joaquim, disse que é necessária a presença constante do poder público na fiscalização das obras em execução e que os órgãos públicos e a sociedade não podem lembrar-se apenas na hora da reclamação pelo serviço feito. “Só lembramos quando temos que reclamar e não fiscalizamos a qualidade das obras”, disse Teiss.

Elogiado em quase todos os discursos pela qualidade das obras implantadas em sua gestão na capital mato-grossense, o prefeito Mauro Mendes afirmou que a qualidade das obras é um desafio aos administradores municipais e que ele sofreu com esse problema logo que assumiu a prefeitura. “A qualidade das obras públicas é um dos grandes desafios aos futuros administradores municipais. É um desafio a ser perseguido. Eu sofri com a má qualidade de muitas obras, principalmente de escolas e creches que, mesmo reformadas há pouco tempo, não resistiram às primeiras chuvas e tiveram que ser refeitas”, frisou o prefeito da capital.

Mauro Mendes deu outro exemplo de obras mal feitas que acabam por desperdiçar recursos públicos. No início de seu governo, segundo ele, havia 18 equipes para tapar buracos na capital a um custo médio de R$ 100 mil por mês para cada uma delas.

“Por causa da qualidade abaixo da crítica do asfalto feito ao longo dos anos, a prefeitura gastava cerca de 20 milhões de reais para recuperar ruas e avenidas. Pedi muito tempo refazendo obras mal feitas. Hoje este quadro mudou e os quase 300 quilômetros de asfalto que entregamos à população de dezenas de bairros de Cuiabá são de altíssima qualidade”, explicou Mauro Mendes.

Fórum de Qualidade

O II Fórum Qualidade em Obras Públicas prossegue até esta sexta-feira (21) no auditório da Escola de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Nele participam gestores, secretários de Obras Públicas, Infraestrutura e Cidades, procuradores estaduais e municipais, controladores internos, entidades de classe, empresários, estudantes e sociedade em geral.