Governo / Necessidades

CAROL SANFORD

André Romeu

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes apresentou ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, demandas referentes às necessidades mais imediatas de Cuiabá. A reunião ocorreu nesta quinta-feira (04), durante encontro do ministro com os 141 prefeitos mato-grossenses, na Arena Pantanal.

“Temos a esperança de encontrar soluções para os problemas de nossa cidade. Para Cuiabá, apresentamos a necessidade de liberação de emendas parlamentares e a continuidade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que é o responsável pelo financiamento das obras de asfaltamento”, pontuou Mauro Mendes, explicando que entre as emendas está o prolongamento da Avenida Historiador Rubens de Mendonça.

Conforme o prefeito, o município possui com o Ministério das Cidades em torno de R$ 6 milhões em emendas parlamentares não liberadas pelo governo federal e R$ 40 milhões em financiamentos para infraestrutura, como o Programa Novos Caminhos.

Mauro Mendes afirmou que Gilberto Kassab foi bastante atencioso, ouvindo a demandas dos prefeitos, e que garantiu o encaminhamento dos pedidos às equipes técnicas do Ministério. O prefeito aproveitou ainda para pedir que o ministro interceda junto ao governo federal a respeito da falta de repasses que estão atrasando diversas obras no município.

“Sabemos que o país está em crise, mas são nos municípios que as pessoas vivem. Portanto, é necessário que se dê prioridade às demandas das cidades”, disse ele.

Durante o encontro dos prefeitos, organizado pelo Executivo estadual, o governador Pedro Taques pediu que Gilberto Kassab atenda aos prefeitos. “Os municípios têm muitas necessidades e este encontro foi realizado para que todos pudessem conversar com o ministro e apresentar suas demandas”, destacou.

“Temos o conhecimento das dificuldades porque passam os municípios, muitos praticamente quebrados, com receitas apenas para pagar os salários do funcionalismo público. Isso impede que os municípios avancem em qualidade de vida, pois não podem investir. Faremos o possível no Ministério das Cidades para atender a essas necessidades”, garantiu Gilberto Kassab.

Como um dos representantes da Baixada Cuiabana, Mauro Mendes destacou pleitos como a continuidade das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a execução de projetos de saneamento. “Precisamos ser ousados e encontrar soluções diferentes para os problemas, agindo diferente e falando a verdade para a população”, finalizou o prefeito.