Governo / ALISTAMENTO MILITAR

ADÃO DE OLIVEIRA

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Junta Militar de Cuiabá está ampliando o atendimento ao público com novas instalações. Ligada à Secretaria de Governo, o órgão atendeu nos últimos três meses cerca de quatro mil pessoas da Capital e do interior. “A determinação é dar um atendimento humanizado, um direito do cidadão”, disse a secretária-geral da Junta de Serviço Militar, Elaine Leão Neves.

Conforme ela, o órgão está mais organizado e preparado para atender a demanda do serviço. A Junta Militar de Cuiabá é uma das mais antigas do Estado e funciona numa parceria com o Exército Brasileiro e ligada à 9ª Região Militar do Comando Oeste. “O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu toda a estrutura para garantir e melhorar o  atendimento”,acrescentou.

A Junta Militar de Cuiabá registra maior movimento todas as terças-feiras, quando é entregue o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). “De segunda até sexta, chegamos a atender de 300 a 400 pessoas, em média. A demanda é em busca também de orientação aos vários outros serviços prestados pela Junta Militar”, afirmou. Além da emissão do CDI, o orgão é o responsável pela segunda via do Certificado de Reservista, emissão de Atestado de Incapaz, emissão de Certificado de Tempo de Serviço Militar (CTSM), entre outros procedimentos de processos administrativos militares.

A secretária ainda está alertando os jovens que vão completar ou têm 18 anos para que se alistem até 30 de junho, sob pena de pagar multas, além de outras penalidades civis. “A partir de 1º de julho quem não se alistou fica impedido de tirar passaporte, se inscrever e  em concurso público e de fazer matrículas em universidades públicas”, disse.

Segundo ela, o certificado militar é  um documento indispensável, já que o alistamento é obrigatório em todo o país. “O nosso presidente o prefeito Emanuel Pinheiro quer um atendimento melhor e digno de cidadania por isso estamos em novo prédio”, acrescentou. Cabe ao gestor do município, presidir a Junta.

Junta de Serviço Militar de Cuiabá

Rua Carlos Gomes, 168, bairro Araés, anexa às instalações da Defesa Civil

Telefone - 3313 3046

Atendimento: 8h00 às 14h00.

Documentos necessário ao  alistamento militar: certidão de nascimento – ou RG originais, foto 3 x 4 e comprovante residência