Governo / MINHA RUA ASFALTADA

18 de Março de 2017 14h54

Jardim União, Vitória e Florianópolis serão os primeiros contemplados com o Programa Minha Rua Asfaltada

18/03/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Os bairros Jardim União, Jardim Vitória e Jardim Florianópolis serão os primeiros a serem contemplados com o Programa Minha Rua Asfaltada. O anúncio foi feito neste sábado (18), pelo prefeito Emanuel Pinheiro, durante um café da manhã com estas comunidades. A nova iniciativa será oficialmente lançada na semana do aniversário de 298 anos de Cuiabá.

Segundo Pinheiro, o programa de pavimentação será desenvolvido ao longo dos quatro anos de sua gestão e todas as ruas destes três bairros serão asfaltadas. "Faremos um trabalho minucioso, com asfalto duradouro que não se desintegra de acordo com as intempéries climáticas. E para garantir a eficácia no serviço a ser desempenhado, vamos atuar com três frentes de trabalho simultaneamente. Não será necessário esperar o encerramento das obras de um bairro para então partirmos para o outro. Nossa população merece esse empenho da gestão pública, que está focada e determinada em trazer uma melhor qualidade de vida à comunidade, indo em direção aos 300 anos", afirmou.

Para o vereador Lilo Pinheiro, saber que a Prefeitura está se responsabilizando pela situação é importante para a Capital como um todo, uma vez que o crescimento da cidade não pode ser conduzido de forma desordenada e centralizada apenas em alguns determinados pontos. "O município está olhando para todas as esferas existentes, indo além das principais regiões, levando o progresso para as áreas periféricas, onde comunidades tradicionais se encontram. É de grande valor para as famílias aqui presentes que convivem com uma situação caótica há tantos anos, saber que a pavimentação será uma realidade definitiva", disse.

Segundo o vereador Dilemário Alencar, contemplar estas três regiões com as primeiras ações do Minha Rua Asfaltada é reflexo da luta dos moradores, que viram as obras de pavimentação no local serem interrompidas e quase comprometidas permanentemente. "Por conta de algumas falhas, a Prefeitura acabou sendo notificada pela Caixa Econômica, que exigiu a regularização imediata do contrato, caso contrário, o convênio seria cancelado. Se isso acontecesse, as chances das comunidades receberem o asfalto seriam ainda menores e por isso decidimos intervir. Com o entusiasmo do prefeito Emanuel Pinheiro em seus 45 dias de gestão, a questão foi solucionada, nos trazendo para este momento tão gratificante", pontuou.

Para o presidente do Jardim União, Janio Flávio Amorim, as obras de drenagem, galerias pluviais e pavimentação vão garantir segurança e dignidade para as famílias da região. "Com as chuvas, a situação dos bairros fica deplorável. Trafegar a pé, de moto ou de carro se torna um desafio, que pode colocar em risco a vida dos moradores, uma vez que as ruas são bem irregulares e esburacadas. Com o início do Programa Minha Rua Asfaltada, teremos mais tranquilidade e a certeza de que a comunidade está sendo olhada com carinho pela gestão pública", falou.

O cuidado do município com as famílias dos bairros Jardim União, Jardim Vitória e Jardim Florianópolis foi o que chamou a atenção de Selma Cristina Silva Monteiro, moradora do União há 15 anos. Segundo ela, "a gestão pública precisa se aproximar do cidadão, não deve temê-lo. É assim que o prefeito vai visualizar e atender nossas necessidades com maior rapidez. Por isso ficamos contentes com esta visita, que prova mesmo o desejo do Emanuel Pinheiro em trabalhar de forma humanizada por nossa cidade", revelou.

O evento também contou com a presença dos presidentes de bairro Benedito Arcanjo (Jardim Vitória) e Timóteo Pereira (Jardim Florianópolis), além dos secretários-adjuntos Edilson Odilon (Cultura, Esporte e Turismo) e Jonail Costa (Relações Comunitárias).

Visitas fiscalizatórias

Na ocasião, o prefeito Emanuel Pinheiro também percorreu alguns pontos clínicos da região, a fim de dimensionar a proporção das necessidades presentes nas comunidades. Além de conhecer a creche filantrópica Fundação Fé e Alegria, o gestor tomou ciência das falhas estruturais presentes na EMEB Lenine Póvoas e fiscalizou os trabalhos feitos pela Operação Tapa Buraco no bairro Três Barras.

"O nosso propósito é certificar de que todo e qualquer serviço prestado pela nossa gestão tenha a qualidade devida e não seja feito de maneira irresponsável. Eu me comprometi a ser o maior fiscalizador da cidade e estou dedicando meu tempo para verificar as situações enfrentadas pelos munícipes e viabilizar soluções eficazes e permanentes", concluiu.