Governo / EVENTO BENEFICENTE

ANDRESSA SALES

Secom Câmara - Rafael Martine

Arquivo

O festival das flores já faz parte do calendário oficial do município de Cuiabá. Em sua 14° edição, mais de 200 espécies de plantas vindas diretamente da Holambra (SP) estarão à venda, a partir desta quinta-feira (15), na Praça da República.

O festival vai até o dia 25 de junho, funcionando no horário das 9h00 às 21h00, inclusive sábados e domingos. As plantas e flores são comercializadas a preços populares, assim como outros produtos ligados à jardinagem e decoração. O evento ainda promoverá um workshop com oficinas gratuitas das 17h00 às 21h00, ensinando a montar vasos terrários dentro de vidros.

Promovido desde 2003, o festival das Flores encanta a população com plantas das mais variados espécies, que chamam a atenção pelas cores, formas, aromas ou simplesmente por serem exóticas, como é o caso das plantas carnívoras.

Os recursos arrecadados são aplicados no desenvolvimento de ações beneficentes. Uma característica marcante do festival é a participação de mais de 150 voluntários, que se revezam para atender com carinho e alegria as pessoas que passarão pela Praça da República. De acordo com o presidente da Casa da União Santa Luzia, Edimir Bispo Santos, o festival é de grande importância para a instituição assim como a parceria com a prefeitura.

“Estamos buscando pareceria com o município para dar continuidade ao projeto Luz do Saber, que está parado por falta de recursos. Esta ação visa atendar jovens e adultos na alfabetização, bem como, o uso do computador como ferramenta de ensino. A expectativa é começar no início do ano letivo em 2018”, disse o presidente.

Entre as atividades desenvolvidas pela Casa da União Santa Luzia estão cursos para inclusão digital, capacitação profissional e a realização de eventos beneficentes com atendimento médico, orientação nutricional, atividades de lazer e cultura, doação de brinquedos, cestas básicas, entre outros. No entanto, o foco do trabalho social da Casa da União tem sido a alfabetização de jovens e adultos, feita por meio do projeto Luz do Saber.

Atualmente o festival é a principal forma de arrecadação de recursos para a Casa, visando dar continuidade a seus projetos e, dessa forma, beneficiar ainda mais pessoas.