Governo / CELEBRAÇÕES

JULIA MILHOMEM BATISTA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Com as celebrações iniciadas desde o dia 1º de maio, os festeiros de Nossa Senhora Auxiliadora estiveram no Palácio Alencastro na manhã desta quinta-feira (25) para abençoar o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Esta é uma das festas mais antigas e tradicionais de Cuiabá. As festividades acontecem há 123 anos.

Segundo a rainha da festa, Inês Martins de Oliveira, mais de 70 festeiros estão envolvidos na organização e garantem uma grande comemoração. “É uma festa de muita alegria em que levamos praticamente o ano inteiro preparando. Convocamos a todos os cuiabanos, nascidos ou não na cidade, para participar conosco”, convidou Inês.

Na presença de uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, o prefeito, acompanhado do rei e da rainha da festa, coroou a santa. Em seguida, os padres Paulo Vendrame e Dídimo de Campos deram as bênçãos ao prefeito.

De acordo com o padre Paulo, a visita foi para fazer um convite especial ao prefeito e também para que ele recebessem as bênçãos de Nossa Senhora Auxiliadora. “Estamos muito felizes do prefeito ter nos recebido aqui no gabinete, ainda mais este ano que o tema da festa é Auxiliadora mãe das famílias cuiabanas e Emanuel tem um papel parecido com este título, porque ele também tem este poder de cuidar de todos os cuiabanos que amam esta terra”, ressaltou o padre.

"É um orgulho poder receber no Palácio Alencastro os festeiros, padres e a imagem de Nossa Senhora e com eles as bênçãos de Deus para a função de dirigir o destino da tricentenária capital", enfatizou Pinheiro. Ele ainda destacou o fervor do povo cuiabano para as festas de santos que são tão tradicionais. “Ao longo de todos os anos como as tradicionais festa de São Benedito, Divino, Santa Rita, Nossa Senhora Auxiliadora vem afirmando como o povo de Cuiabá cultiva sua fé. Tenho o dever de manter viva esta chama da tradição, da cultura e dos costumes do povo cuiabano. O que depender da prefeitura municipal de Cuiabá pode contar com nosso apoio, com nossa fé”, disse o prefeito.

São esperados que 5 mil fiéis participem da celebração que acontece neste sábado (27). A programação começa com a missa, procissão, jantar e show de prêmios às 17h. Toda a renda vai ser revertida na sonorização do ginásio são Gonçalo, onde acontece uma missa tradicional toda quarta-feira há mais de duas décadas.