Governo / ENTREVISTA

JULIA MILHOMEM BATISTA

Secom

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro participou na manhã desta segunda-feira (19) do programa Notícia de Frente, da TV Record. O prefeito fez um rápido balanço das principais ações nestes quase seis meses de gestão, entre elas, destacou o projeto piloto Hora Estendida no CMEI Oscar Amélito, localizado no bairro Real Parque.

Conforme Emanuel, o projeto é para ajudar mães que precisam trabalhar e cumpre uma jornada de trabalho fora de casa e foi pensado no intuito de facilitar que a mãe ou responsável pela criança saia do trabalho às 18h possa pegar a criança na creche ou CMEI. “Assim que o projeto estiver fechado, vamos fazer todas as adequações necessárias, um balanço de erros e acertos e fazer a preparação para ser implantado no segundo semestre deste ano”, disse o prefeito.

Ele ainda explicou que a creche ou o CMEI vai ter a opção de aderir ou não ao projeto Hora Estendida. Outro compromisso destacado pelo prefeito foi a entrega de 11 CMEI, sendo que dois serão entregues no segundo semestre e outros oito, em processo de licitação, serão inagurados em 2018.

Sobre o transporte coletivo público, o prefeito afirmou que não deu aumento na tarifa para poder inverter a lógica: humanizar o sistema e discutir a qualidade. Emanuel citou a implantação da tarifa social, que consiste em reduzir em 50% o valor da tarifa durante os feriados. “Antes de pensar em fazer outra licitação, eu mandei fazer um levantamento, uma auditoria completa, uma verificação de conformidade no processo licitatório do sistema de transporte coletivo, só assim vou poder falar com autoridade, se vamos fazer uma nova licitação ou não”, garantiu.

O saneamento básico também foi tema da entrevista, concedida aos jornalistas Antero Paes de Barros, Edivaldo Ribeiro e Lúcio Sorge. Pinheiro reforçou que até o próximo mês decide sobre a questão da CAB.

Em relação à saúde, o sistema será mudado, Emanuel alegou que dia 3 de julho  irá anunciar mudanças, fundamentado num projeto choque de gestão. "Será deixado um legado de um prefeito humanizado, que está na rua, que está próximo da população, que acompanha o dia a dia da cidade. Vamos montar uma pasta de articulação interna para cuidar de Cuiabá 300 anos, em termo de obras, projetos e festividades” finalizou.