Gestão / CONSCIENTIZAÇÃO

05 de Agosto de 2017 06h14

Vice-prefeito e dirigente do Procon participam de reunião com mães de crianças com autismo

05/08/2017

JULIA MILHOMEM BATISTA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O vice-prefeito Niuan Ribeiro, acompanhado pelo secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon Municipal, Gustavo Costa, participaram de uma reunião com o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) e mães da Associação de Amigos do Autista de Cuiabá (AMA), na tarde desta quarta-feira (2). O motivo da reunião foi apresentar as dificuldades que as mães com filhos autistas passam diariamente.

De acordo com a presidente da AMA, Kelly Viegas, um dos pedidos apresentados foi a divulgação de uma campanha explicando sobre o autismo, sensibilizando e conscientizando a população, “Somos mães e sabemos a dificuldade que é sair com um filho autista, todos os barulhos o incomodam, chego a ser humilhada porque entro na fila preferencial de atendimento para ser mais rápido e muitas vezes sou reprimida ou pelos clientes ou pelos próprios funcionários. Estamos contando  hoje com ajuda da Prefeitura de Cuiabá e CDL para que nos incluam nas filas e vagas preferencias que existem em todos os estabelecimentos”, destacou Kelly.

A presidente ainda ressaltou que hoje o único atendimento que existe é o disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação do Centro de Especialidades Médicas de Cuiabá (CEM). “Existem poucos profissionais para atender os autistas e se não fossem o CEM não teríamos lugar nenhum porque só conseguimos especialistas por meio do município”, explicou a presidente da AMA.

Segundo o vice-prefeito, o trabalho de inclusão vem acontecendo desde o inicio da gestão. “Estou conversando com o secretário de Educação para que possamos aumentar o número de vagas para crianças que necessitam da equoterapia e se depender da gestão humanizada e sensível do prefeito Emanuel Pinheiro estas famílias não serão desamparadas”, ressaltou Niaun.

Para o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon Municipal, uma cartilha sobre o direito dos consumidores que será lançada na próxima semana terá um encarte abordando o tema sobre autismo. “ O autismo não é uma doença aparentemente visível, por isso, devemos conscientizar a população para que entenda sobre este assunto”, afirmou Gustavo.

Os vereadores Juca do Guaraná e Diego Guimarães também fizeram parte da reunião que aconteceu na sede da CDL.