Gestão / Reconhecimento

11 de Abril de 2016 15h48

Tecnologia da Informação do município concorre ao prêmio “Case de Sucesso 2016”

11/04/2016

LUCIANA SOUZA

Marcos Vergueiro

Arquivo

O setor de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura de Cuiabá concorre pelo terceiro ano consecutivo ao prêmio “Case de Sucesso”, oferecido pelo portal IT4CIO Network Technology. A premiação ocorre durante os diversos eventos promovidos pelo portal, podendo ser regional ou nacional, entre os dias 27 e 29 de maio, em São Paulo, e busca homenagear os executivos que se destacam na comunidade de T.I.

A iniciativa, segundo o diretor de Tecnologia da Informação do município, Andersown Becher, “auxilia na integração entre profissionais da área de todo o país, estimulando o compartilhamento de experiências entre eles e valorizando o trabalho desses profissionais”, destaca.

A indicação acontece por meio de análise de várias empresas e profissionais da área, mediante publicação do conteúdo, em um espaço disponibilizado pelo portal Network. Os cases precisam trazer uma proposta de relacionamento no setor de T.I, onde isso auxilie no desenvolvimento e atualização dos processos de rede, que é a base do portal. O critério para a escolha do vencedor é o número de acesso do case, com base nas visualizações e votos de enquete no portal IT4CIO. 

O case publicado pelo setor de Tecnologia da prefeitura, este ano, tem como base a integração de uma ferramenta de monitoramento de rede capaz de gerar alertas através de mensagens instantâneas por meio do aplicativo Whats App, sempre que houver algum problema com servidores e/ou com os sistemas oferecidos pela DTI.

Andersown pontua que por ser uma tecnologia consolidada no mercado e ser difundida na sociedade, a integração do Whats App para monitorar os serviços tem sido bastante eficiente. “Nossos técnicos recebem mensagens em tempo real sempre que há algo fora do normal, desde a variação da utilização de memória de um servidor, até a indisponibilidade total de algum sistema”, diz.

Em 2014 o setor concorreu com o case relativo à implantação de uma ferramenta voltada para a identificação e solução de problemas na rede, utilizando a base Open Source (de distribuição gratuita). No ano seguinte, 2015, o case publicado foi referente ao sistema de Módulo de Virtualização de Processos - MVP, que tem auxiliado na tramitação interna dos processos da prefeitura.

“Todo esse trabalho traz melhorias significativas para toda a rede da Prefeitura de Cuiabá, pois é somente através de iniciativas como essa que os administradores da rede podem garantir o pleno funcionamento dos serviços tecnológicos para todas as secretarias do município e consequentemente, garante que diversos serviços estejam disponíveis aos cidadãos”, garante Andersown Becher.

A IT4CIO é uma empresa especializada em contribuir para o relacionamento entre profissionais do setor de tecnologia, através de eventos que objetivam promover a atualização profissional e oferecer network (rede) entre os participantes.

Este ano empresas como Renault, Banco do Brasil e General Motors também participam da premiação.