Gestão / APERFEIÇOAMENTO

17 de Julho de 2017 17h36

Servidores do setor administrativo e financeiro municipal passam por capacitação

17/07/2017

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

Visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento das atividades públicas, a Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Gestão, Governo e Planejamento, convocou os servidores das Diretorias Administrativa Financeira (DAF) a participarem de um processo de capacitação. Iniciado, nesta segunda-feira,  o encontro abordou sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018/2021.

Para a Secretária de Gestão, Ozenira Felix, com o início da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, novos servidores passaram a ocupar o quadro de funcionários, motivo que também faz necessária a capacitação, já que os DAFs desempenham papel fundamental no andamento da administração pública.

“Esse é um processo que vamos começar a trabalhar e pretendemos continuar ao longo do ano. A ideia é promover um conhecimento técnico na área de contabilidade, na questão dos planejamentos, e depois para a parte pessoal, que na verdade quando falamos em qualidade e melhoria no atendimento passa pelo setor do DAF, que é onde tudo se inicia. Por isso, é importante fazer o respaldo para termos um resultado final positivo”, pontuou.

“Desde o inicio da gestão detectamos que haveria uma necessidade grande de capacitação. Eu particularmente entendo o DAF, dentro de um corpo humano, sendo o coração. Pois, o setor não presta serviço diretamente a nenhum consumidor final, no entanto, é ele quem irriga os demais órgãos. Se o coração não funcionar bem, basicamente os membros não funcionarão e aqui como em qualquer outra instituição o DAF deve funcionar rigorosamente, em termos de celeridade dos processos, transparência, legalidade, não só para que dê segurança aos gestores, bem como prestando um serviço de qualidade aos cidadãos”, explicou o secretário de Governo, Carlos Roberto da Costa.

“A Secretaria de Planejamento em conjunto com a gestão elaborou uma estratégia que dará sustentação aos nossos servidores com treinamento. A peça do PPA é uma das mais importantes que temos que fazer. A elaboração da LDO a LOA dará todo um rumo para a gestão. Cada setor da contabilidade municipal, dará o seu treinamento, visando dar celeridade nos processos”, disse o secretário-adjunto de Planejamento, João Henrique Paiva. 

Além desse encontro, outras três datas foram escolhidas para as palestras: 19 e 24 de julho e 8 de agosto. Dentre as pautas estão o remanejamento e rotinas que envolvem os trâmites dos processos de contingenciamento, demandas encaminhadas ao Comitê de Eficiência da Gestão Pública, Inventário 2017, controle de gastos, prestação de Contas, lei de acesso a informação, padronização dos documentos.