Gestão / Gestão

19 de Fevereiro de 2016 16h29

Secretário-adjunto de Gestão participa do 66º Fórum de Secretarias Municipais de Administração

19/02/2016

LUCIANA SOUZA

Fonac

O secretário-adjunto de Gestão, Eroaldo de Oliveira, está participando do 66º Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais – FONAC, em Belo Horizonte/MG. O evento, que teve início nesta quinta-feira(18), traz o tema “Parcerias Público-Privadas (PPP)”, debatendo os modelos viáveis e de prestação de serviço de qualidade dentro do limite legal estabelecido na Lei das PPP’s 11079/04.

Durante o primeiro dia de evento, foram debatidos pontos como ponto eletrônico, plano de capitação dos servidores e plano de saúde. Foram mostradas, dentro desses temas, como exemplo, o painel da cidade de Belo Horizonte, em que Cuiabá, sob a gestão atual, vem adotando desde 2014, buscando o alinhamento à nível nacional nas estratégias de melhorias para o serviço público.

Eroaldo palestrou na tarde desta quinta-feira (18), apresentando o projeto da primeira PPP desenvolvida em Cuiabá com a demanda da iluminação pública, que abrange as projeções de expansão da infraestrutura do parque de iluminação e troca das unidades luminosas. A previsão para iniciá-la é para próxima semana, com a abertura de concorrência.

“Para modernizarmos o parque de iluminação demoraria em  torno de  12 anos, com o advento da PPP, tal meta será atingida em 03 anos, com a substituição de pontos de  iluminação precária por lâmpadas de led, em que teremos uma redução de gasto imediata e mais a ampliação da capacidade de investimento da PPP/Concessionária. O projeto foi desenvolvido para trazer melhorias a todos. Isso impacta de maneira geral na qualidade de vida da nossa população, que é dos pontos elencados por esta gestão”, explanou o secretário.

Adiante, o secretário analisou Cuiabá dentre as demais capitais e destacou o que a gestão vem desenvolvendo durante os últimos anos, levando-a ao alinhamento à nível nacional nas estratégias de melhorias para o serviço público.  

“Ao examinar as situações das capitais dentro de suas responsabilidades e atividades inovadoras de gestão, verifico que Cuiabá está no caminho certo, com controle de gastos, ampliação de investimentos e diminuição da máquina administrativa para sanear recursos nas áreas que vão diretamente, a população. Tais atividades foram determinadas pelo Prefeito  Mauro Mendes ainda em 2013 e 2014, e agora podemos ver claramente em comparação as outras capitais, que Cuiabá vem fazendo o dever de casa,” ressaltou.

“A experiência é positiva, sairemos daqui com a satisfação de estar entre as capitais mais responsáveis do país e com olho no futuro de manter a austeridade e criatividade na administração municipal" finalizou o secretário-adjunto de Gestão.

O encontro segue até este sábado (20), com abordagem sobre o tema base do evento, focando nas estratégias das capitais para desenvolver com qualidade as demandas.