Gestão / SOLUÇÕES PARA O MUNICÍPIO

26 de Novembro de 2018 11h30

Secretária de Gestão se reúne a administradores de capitais para 71ª edição do FONAC

26/11/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

A secretária de Gestão da Prefeitura de Cuibá, Ozenira Félix, participou da 71ª edição do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac), em Curitiba-PR. Durante os dias 22 e 23 de novembro ela esteve reunida com gestores de diversas capitais brasileiras em busca de inovação e soluções para temas como equilíbrio fiscal, auditoria e folha de pagamento.

De acordo com Ozenira, equipes de gestão e planejamento se encontram trimestralmente para o evento, que conta com palestras e fóruns de discussão com especialistas na área. “Estamos em sintonia para descobrir as melhores alternativas e ajudarmos uns aos outros. Se uma cidade apresenta uma deficiência, outra pode ter de solução. Assim, ao longo do ano, vamos nos articulando”, diz.

Ela lembra que no ano passado Cuiabá foi destaque pela administração da previdência pela implantação do processo eletrônico. Neste ano, o principal ponto trabalhado foi o e-social, relacionado à folha de pagamento, e às parcerias público-privadas.

Na ocasião, o secretário de Finanças de Curitiba, Vitor Puppi, detalhou as medidas adotadas pelo município para a elaboração do Plano de Recuperação da capital paranaense. Já o titular de Planejamento, Orçamento e Gestão de Aracajú, Fábio Augusto e a equipe da Secretaria de Administração de São Luís - MA, encerraram o primeiro dia de atividades falando sobre auditoria em folha de pagamento.

Na sexta-feira (23), o debate começou os "Desafios de Implementação do e-Social", seguido por palestra sobre Parcerias Público Privadas, ministrada pelo direto da SP Parcerias, Thiago Toscano.

Segundo o Presidente do FONAC, Roberto Wagner Mariz, "foi mais um excelente encontro onde os temas abordados possibilitaram conhecermos a realidade de cada capital em relação aos assuntos, discutirmos os pontos mais relevantes de cada abordagem e a socialização dos resultados alcançados por cada capital".

 

Na última edição do evento, realizada em setembro no município de Bonito- MS, Ozenira recebeu o Prêmio Nacional de Boas Práticas em Contratos e Compras Públicas 2018.