Gestão / DISTRITO FEDERAL

18 de Dezembro de 2017 09h08

Secretária de Gestão é eleita vice-presidente do Fonac durante encontro em Brasília

18/12/2017

ALESSANDRA BARBOSA

A eleição a vice-presidência do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais - Fonac aconteceu durante a 68ª Edição do evento realizada na semana passada, entre os dias 14 e 15 de dezembro, em Brasília-DF. A  Prefeitura de Cuiabá esteve presente ao Fórum representada pela secretária de Gestão, Ozenira Félix de Souza.

A Secretária explicou que o Fórum tem como missão contribuir para o permanente aprimoramento e atualização da gestão pública. "Apesar das peculiaridades de atribuições definidas para estas Secretarias nas Capitais brasileiras, temos responsabilidades sobre a proposição e estabelecimento de estratégias, modelos e padrões de gestão de pessoas, informações e recursos materiais, e do aperfeiçoamento das estruturas dos órgãos municipais e das formas de realização de serviços públicos", destacou.

Entre os objetivos do Fórum estão propiciar a troca de experiências e melhores práticas na área de administração pública, entre as Capitais Brasileiras, incentivando-as a buscar a excelência na Gestão Pública; e ser um espaço de discussão de temas de interesse municipal no contexto nacional.

“Este é um importante espaço de discussão e troca de experiências entre os secretários municipais. Nele definimos pontos de luta das capitais, ficamos sabendo o que ocorre de norte a sul do país, trocamos as experiências positivas e negativas e o que pode vir para cada município. E eu sou muito grata aos meus colegas gestores que me elegeram como vice-presidente de uma sociedade civil organizada, de grande influência política como essa. E a minha primeira proposta foi sugerir que criássemos um banco de dados para equiparar as diferenças e as semelhanças entre as capitais brasileiras”, destacou Ozenira que ficará a frente da vice-presidencia da organização pelos próximos dois anos.

O presidente do Fonac, Roberto Wagner Mariz Queiroga provocou o encontro com uma proposta de programação focalizada na discussão aprofundada de temas relacionados aos principais desafios enfrentados pelas capitais, especialmente num momento de forte instabilidade na arrecadação e em paralelo, a necessidade de cumprir obrigações legais inerentes das atribuições das pastas. Além disso, aproveitou a oportunidade para revelar a cidade que sediara o próximo encontro, enviando um recado direto ao Prefeito Emanuel Pinheiro.

“Prefeito Emanuel Pinheiro, tenho enorme satisfação de compartilhar essa nova gestão com a sua secretária e a nossa nova vice-presidente Ozenira. Para o Fonac é muito a importante poder compartilhar o que há de melhor em cada cidade e seus cases de sucesso. E a escolha de Cuiabá para sediar o nosso próximo Fórum sempre foi nosso desejo e agora, na sua gestão, tivemos a oportunidade de levar a 69º edição do Fórum para a capital de Mato Grosso, um local muito importante e estratégico para nós e para nossa nova vice-presidente”, conferiu o presidente.

Segundo a secretaria Ozenira Felix de Souza a proposta de realização do evento será para março de 2018.