Gestão / RECONHECIMENTO

10 de Setembro de 2018 11h35

Representante da ABIPEN conhece ações desenvolvidas pelo Cuiabá-Prev

10/09/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Gustavo Duarte

Reconhecido pelo selo internacional ISO 9001, o Cuiabá-Prev continua a atrair a atenção de gestores Brasil afora. Depois da visita da diretoria do Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Boa Vista (PRESSEM), na última semana, o órgão recebeu a representante da Associação Brasileira de Instituições de Previdências Estaduais e Municipais do Centro Oeste (ABIPEM), Luana Piovesan.

Também diretora executiva do Regime Próprio de Previdência Social de Cáceres (RPPS), ela conta acompanhar o trabalho do Cuiabá-Prev há alguns anos. Na ocasião ela conheceu a Associação de Aposentados e Pensionistas, que funciona dentro do instituto. “Foi uma das coisas que me deixou mais feliz e, com certeza, é uma ideia a ser considerada para implantação no meu município”, diz.  

A secretária de Gestão, Ozenira Félix reforça que o órgão é o único do Estado a possuir a certificação internacional e que, por esse motivo, diversos regimes previdenciários têm procurado pela equipe, em busca de conhecimento para embasar suas atividades. Somente neste ano, outras oito instituições estiveram na Capital para conhecer estas ações.

O secretário adjunto de Previdência de Cuiabá, Fernando Jorge Mendes, demonstrou entusiasmo com a visita de Luana. “A atuação dela tem se destacado no setor e esse reconhecimento é muito importante para nós, principalmente porque valida nossas ações e mostra que estamos seguindo no caminho certo, como determinado pelo prefeito, Emanuel Pinheiro.”

Representante da Associação de Previdência do Estado e Municípios Mato-grossenses, Luana reforça que a visita segue o objetivo da entidade, que busca conhecimento e capacitar os gestores. “Quando as ações estão normatizadas, qualquer um pode chegar e dar sequência ao trabalho. Costumamos dizer que a gestão de previdência pode mudar, mas o rito não. Então esses trâmites precisam ser solidificados”, diz.

A complexidade da tarefa, na opinião da diretora, se dá pela especificidade do trabalho e pela responsabilidade destes órgãos. “Estamos falando do futuro de servidores, não é uma tarefa fácil e não pode ser tratada com displicência. É um trabalho técnico, distante de política e contínuo. São reflexos para mais 70 anos, é uma responsabilidade muito grande.”

Por esse motivo, todos os processos no Cuiabá-Prev são mapeados, desde controle de registros até o planejamento de comunicação. São cerca de 15 mil vidas administradas de maneira rigorosa. “Isso se deve à maneira de como gerimos nossas demandas diárias. Quando se tem organização, o resultado é produtividade”, finaliza o secretário.