Gestão / SETEMBRO AMARELO

23 de Setembro de 2018 10h30

Prevenção e conscientização ao suicídio são discutidos no Cuiabá-Prev

23/09/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Davi Valle

O auditório do Cuiabá-Prev abrigou mais uma das ações de conscientização e prevenção ao suicídio da Prefeitura de Cuiabá, reforçadas ao longo de todo mês de setembro. Em palestra ministrada pela psicóloga Lilian Lacau Gomes, membros da Associação dos Aposentados e servidores da Secretaria de Gestão aprenderam a reconhecer sintomas e orientar pessoas que apresentem quadros depressivos.

De acordo com a palestrante, no mundo, a cada três segundos uma pessoa atenta contra a própria vida e a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. Estes dados fazem do assunto um caso de saúde pública. “O objetivo é passar informações para que consigamos ajudar pessoas a lidarem com seus conflitos. Há pesquisas que mostram que, de cada 10 destas mortes, nove poderiam ser evitadas.”

Neste contexto, um dos fatores mais importantes é a desmistificação dos transtornos mentais. “Do pescoço para baixo, todos procuram médico sem preconceito nenhum. Mas quando se trata da mente ainda existe muita recusa devido à ignorância sobre o tema”, explica.

Outra parte relevante da ação é o desenvolvimento da empatia. Assim, diante da percepção de que um colega, amigo ou familiar está com algum problema, a melhor atitude é se propor a ouvir e orientar a pessoa a procurar por ajuda profissional. É preciso ainda estar atendo a sinais de perigo. “Estas são medidas paliativas que não excluem a necessidade de acompanhamento profissional”, reforça.

De acordo com o secretário adjunto de Previdência, Fernando de Oliveira, a iniciativa faz parte de um planejamento que contempla também outras especialidades, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Os trabalhos são desenvolvidos em parceira com a empresa de consultoria que presta serviços ao órgão. “Aqui nós trabalhamos com vidas, então não podemos ignorar a importância desse assunto”, afirma.