Gestão / ANÁLISE

03 de Julho de 2018 16h45

Prefeitura realiza semana de avaliação do Programa de Desenvolvimento Integrado

03/07/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá deu início nesta terça-feira (03) ao cronograma de atividades relacionadas ao monitoramento e avaliação do plano estratégico do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), com a consultoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Universidade Federal de Mato Grosso. As reuniões estão ocorrendo no auditório do Cuiabá-Prev. O diálogo com as entidades foi aberto pela Secretaria Municipal de Gestão. Ao longo de uma semana, os gestores se dedicarão ao aprimoramento dos serviços executados por todas as pastas do município.

Durante a reunião, serão monitoradas as metas estratégicas lançadas no sistema GPE, de janeiro a junho de 2018, verificando o planejamento ao longo do ano, apontando quais as evidências que comprovam que as metas estão sendo cumpridas e o que é preciso ser aprimorado, adicionando ações complementares e corretivas, a fim de viabilizar o gerenciamento e a tomada de decisões cotidianas relacionadas à implementação de programas e projetos, conforme as necessidades de cada secretaria.

"Os consultores avaliam todos os indicadores do planejamento municipal e questionam o que tem que ser realinhado. Por isso todos os secretários, adjuntos e diretores são convidados a participar para que eles possam posteriormente sentar com sua equipe para fazer as adequações sugeridas, sem esquecer que o objetivo final é o cidadão baseado na política de gestão que deve priorizar a qualidade, funcionalidade e celeridade”, esclarece Ozenira Felix de Souza, titular da pasta de Gestão.

Esta etapa do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) conta com o auxílio do analista técnico de Gestão Estratégica, da Secretaria de Unidades Gestoras do TCE, Volmir Manhabosco, e do pesquisador Renato Neder, do curso de Administração da UFMT, acompanhados pela Secretaria Municipal de Planejamento/ASPLAN. "Trabalhamos com uma metodologia que orienta quanto aos pontos fortes e fracos ou oportunidades e ameaças. Isso ajuda a definir o posicionamento estratégico", definiu Manhabosco.

Instituído em 2012, o PDI tem como objetivo contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando e incentivando a adoção da gestão voltada para resultados em benefícios da sociedade. Pautado pela Transparência e Controle Social, Educação Continuada, Eficiência, Inovação e Planejamento, o PDI passa a auxiliar a Prefeitura a trabalhar com foco nas necessidades da população e na prestação de serviço eficiente. Os projetos que competem ao programa são: apoio ao Planejamento Estratégico; incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; orientação por meio de cursos presenciais e à distância; controle gerencial utilizando o Sistema Geo-obras e de Modernização Institucional.

De acordo com o secretário de Planejamento, Jesus Lange Adrien, a série de reuniões acontecerá mensalmente ao longo do ano entre os titulares e trimestralmente sob o comando do prefeito, solidificando uma cultura de planejamento na Prefeitura de Cuiabá. “Planejar é a peça chave que vai impedir que o município atue na defensiva, evitando respostas aos conflitos tardiamente. Por isso que precisamos de estratégia para cada uma de nossas ações, considerando as necessidades mais latentes existentes em toda a cidade”, pontuou Zito.

Já o secretário de Governo, Carlos Roberto Costa, considera que a parceria com o Tribunal de Contas do Estado tem sido de grandes avanços para a gestão. “Além de ser uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, fizemos um realinhamento do planejamento estratégico e demos continuidade, pois temos um compromisso com a nossa população e a gestão pública pertence ao povo”, concluiu o secretário.