Gestão / ECONOMIA

26 de Julho de 2018 15h50

Prefeitura lança edital de licitação para o TAXIPREF

26/07/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro lançou, nesta quinta-feira (26), no auditório do Palácio Alencastro, o edital de licitação para o programa TAXIPREF. A assinatura formaliza a iniciativa, que visa a contratação de prestação, intermediação e agenciamento de serviços de táxi - por meio de um aplicativo -, para o atendimento das demandas de logística da Prefeitura de Cuiabá.


Desde o início da gestão, um dos compromissos do prefeito Emanuel Pinheiro tem sido a redução dos gastos com a máquina pública. Seguindo esta premissa, a Secretaria Municipal de Gestão desenvolveu vários estudos que repensaram os modelos de contratação vigente, em busca de alternativas mais viáveis e econômicas. Com a finalidade de aprimorar os processos e otimizar o uso dos recursos, a Prefeitura desenvolveu esta inovadora iniciativa, que também envolverá um dos mais relevantes setores da sociedade, estabelecendo novos modelos de aquisição e contratação de bens e serviços.


“Parabenizo a secretária Ozenira e toda a sua equipe pela dedicação nesses estudos, que atentam para os gastos do dinheiro público. São quatro volumes de processo e meses de pesquisas que nos levaram a esse resultado, que contempla uma das categorias fundamentais, que é a classe dos taxistas. Este edital assinado nesta quinta-feira é fruto de um antigo anseio pessoal, para que pudéssemos incluir estes profissionais no trabalho operacional da Prefeitura de maneira responsável, coerente com a legislação e de forma que naturalmente pudesse refletir na economia da Capital. Ao avaliar o modelo vigente em um comparativo com essa ousada proposta, concluímos que não apenas eliminaremos um gasto significativo com os carros alugados, como também aqueceremos a economia, ao adotarmos um serviço antigo - permitindo também que a renda destes árduos trabalhadores seja aprimorada”, afirmou Pinheiro.


Conforme pontuou o chefe do Executivo, outro fator que contribuiu para a criação do TAXIPREF foi a localização física da empresa prestadora destes serviços ao município, impossibilitando que os recursos investidos por meio da locação tivessem qualquer retorno econômico dentro de Cuiabá. A instituição, localizada em Goiânia, não possui nenhuma contrapartida com a Capital e sua arrecadação com o contrato é aplicada em outro estado. Em se tratando do novo modelo a ser aplicado, o gestor afirmou que dos 265 veículos locados pela Prefeitura, apenas 40 carros permanecerão, sendo utilizados em serviços essenciais. “Além disso, a utilização dos táxis pelo aplicativo deve atingir diversos setores da administração pública, inclusive os secretários-adjuntos”, salientou o prefeito


A secretária municipal de Gestão, Ozenira Felix de Souza, ressalta que além da redução de custos, destacam-se outros ganhos não financeiros, como a possibilidade dos gestores públicos realizarem o acompanhamento em tempo real dos deslocamentos, além de poderem consultar, a qualquer momento, aqueles já realizados, com total controle de usuários, percursos e horários.


“Foi um estudo longo, tivemos algumas ideias, nos reunimos com os taxistas para que chegássemos a um modelo vinculado à gestão e, partir disso, estabelecemos algumas diretrizes. Este extenso trabalho resultou em um processo que vai estar disponível a partir desta sexta-feira (27), para que as empresas interessadas possam formalizar suas propostas. Este foi o primeiro trabalho que a nossa equipe desenvolveu voltado para a redução dos gastos públicos. Até então, a Prefeitura não tinha nenhum tipo de levantamento ou controle de como os recursos públicos estavam sendo empenhados por meio da terceirização do serviço de transporte institucional. Nós tínhamos carros locados sem qualquer uso, gerando gastos exorbitantes. Ao ponderarmos todas essas variáveis - considerando também os deslocamentos e seus respectivos horários e fluxos -, vimos nos táxis uma alternativa que para desafogar os custos. O TAXIPREF é fruto de um trabalho desenvolvido com muito carinho, que vai permitir que a receita gasta pelo município com transporte volte a ser investida dentro da cidade”, esclarece a secretária.

 

Poderá participar do processo licitatório do TAXIPREF qualquer pessoa ou empresa que preencha os requisitos exigidos pelo edital. O serviço contratado será por meio de uma plataforma web e aplicativo de celular, o que vai proporcionar maior controle de utilização do transporte, tendo em vista que ele será disponibilizado ao servidor por meio de senha pessoal - sendo monitorado por meio de planilhas eletrônicas.


Para as associações que representam a categoria, o prefeito Emanuel Pinheiro sempre foi um gestor que se posicionou em favor das causas dos taxistas. Os representantes ainda pontuaram que este convênio chega em um momento propício, diante de uma queda na utilização por parte da população.

 

“Nós das associações e dos sindicatos acreditamos que esse convênio deve alterar nossa realidade. O lançamento desse edital representa um momento ímpar, que vai mudar o sistema da praça. Participamos ativamente de todo este processo, contribuindo com ideias, que pudessem tornar o TAXIPREF em algo viável para ambas as partes e somos gratos pelo respeito com o qual o prefeito Emanuel Pinheiro trata a nossa categoria”, concluiu Abel Arruda, presidente da Associação Mato-grossense de Taxistas (AMAT).