Gestão / OPORTUNIDADE

19 de Julho de 2018 11h21

Prefeitura inicia inscrições de Curso Preparatório à distância para o Enem

19/07/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

A fim de preparar os jovens estudantes para o Enem e outros vestibulares, a Prefeitura de Cuiabá iniciou, nesta quinta-feira (19), o período de inscrições do processo de seleção para o preenchimento de vagas do Curso Preparatório Comunitário (CPC), ano letivo de 2018. A formação é uma complementação escolar feita na modalidade de Ensino à Distância (EAD) e conta com professores com vasta experiência e gabarito. Destinada para alunos com baixa renda familiar, a iniciativa conta com 1.200 vagas, que serão distribuídas em quatro turmas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), hospedado no portal oficial do CPC. Os interessados têm até o dia 03 de agosto para se inscreverem no programa, por meio do site www.cuiaba.mt.gov.br ou pelo aplicativo da Prefeitura, disponível apenas para o sistema operacional Android.

 

“Quando falamos em vestibular e Enem, naturalmente estamos tratando do futuro da nossa juventude. Esta é uma das maiores preocupações desta geração e como chefe do Executivo, meu desejo é que todos tenham oportunidades iguais na busca pela tão sonhada vaga no curso superior. Este preparatório vem justamente para contemplar aquela parcela que mais perece socialmente, permitindo que alunos do 3º Ano do Ensino Médio ou curso equivalente sejam capacitados - onde quer que estejam - para a etapa que definirá o resto de suas vidas. O CPC conta com uma plataforma inovadora e tecnológica, usando os moldes do EAD para levar ensino de qualidade, rompendo com barreiras físicas”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.  

Para estar apto a se inscrever, é fundamental que o interessado esteja no 3º Ano do Ensino Médio ou curso equivalente, em escolas da rede pública ou privada - desde que seja bolsista, mediante a devida comprovação. Além disso, os candidatos que não possuírem formação de nível superior e não estiverem cursando alguma faculdade na data da inscrição do processo também podem pleitear um lugar no CPC. Para as pessoas com algum tipo de deficiência, 5% das 1.200 das vagas serão especialmente destinadas a esta fração. A seleção compreenderá um questionário com 50 questões objetivas, que devem ser respondidas no ato da inscrição.

“A relação das inscrições deferidas será divulgada no próximo dia 06 de agosto, data que também marca o primeiro anúncio do resultado do processo seletivo. A segunda revelação será feita no dia 31 do mesmo mês. Após a divulgação da listagem, os aprovados deverão encaminhar uma fotocópia do seu RG e CPF para o e-mail contato@cpccuiaba.com.br. A matrícula será efetivada para o período e horário ao qual o aluno se candidatou, sendo impossibilitada a execução das aulas em qualquer outro turno alternativo. Em casos em que o estudante for menor de 18 anos, o registro só poderá ser efetuado mediante a cópia do documento dos pais ou responsáveis”, pontuou Ozenira Felix, secretária municipal de Gestão.

É fundamental que todos os documentos solicitados sejam autênticos e devidamente encaminhados, para que o candidato não corra o risco de perder o seu lugar. “Sem a documentação exigida, fica impossível autenticar o preenchimento da vaga, resultando no cancelamento automático da classificação do aprovado no processo seletivo. Além disso, é válido ressaltar que o uso de qualquer meio ou ferramenta ilícita para obter o acesso ao CPC ocasionará na eliminação do estudante. Queremos que cada interessado corra atrás do seu sonho, de maneira responsável e digna, respeitando os trâmites legais. O Curso Preparatório é um mecanismo inovador e atraente e nosso compromisso é fazer com que esta iniciativa contemple aquelas pessoas que realmente se enquadrem no perfil proposto pelo edital”, concluiu Júnior Leite, secretário municipal de Inovação e Comunicação.

Com a convocação dos aprovados, as aulas terão início no dia 06 de agosto.