Gestão / OPORTUNIDADE

22 de Agosto de 2017 08h50

Prefeitura firma parceria para crédito consignado a servidores municipais

22/08/2017

RAFAELA GOMES CAEATANO

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá e o Banco Sicoob firmaram uma parceria para oferecer crédito consignado aos mais de 14 mil servidores municipais. Na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito em exercício Niuan Ribeiro validou a iniciativa, que contemplará também mais outras quatro instituições financeiras, oferecendo uma cartela de opções ainda maior para os colaboradores do município.

Para o chefe do Executivo interino, a união de forças é de suma importância, considerando o atual quadro econômico vivenciado por todo o país. “Estamos diante de tempos árduos, onde a ausência de recursos tem sido uma recorrência em muitos lares cuiabanos. Sabendo da necessidade latente, a Secretaria Municipal de Gestão fortaleceu uma proposta que já existia, mas não possuía a dimensão que agora está alcançando. Esta oferta de crédito com condições especiais destinadas exclusivamente para os nossos profissionais, solidifica nosso compromisso com a humanização de dentro para fora, prezando também pela qualidade de vida e trabalho das nossas equipes. Uma iniciativa dessa magnitude emerge como uma alternativa para aqueles que precisam quitar seus débitos ou buscam efetuar reformas, adequações em seus imóveis, bem como a realização de outros investimentos. Será uma ferramenta a mais, que deve ser conduzida com cautela por todos”, revelou Niuan.

Pensando na responsabilidade necessária para lidar com o benefício, a Secretaria de Gestão realizará uma série de palestras e orientações em todas as pastas da Prefeitura, a fim de conscientizar os servidores interessados no privilégio a administrar seus próprios recursos, evitando endividamentos. Segundo a secretária Ozenira Félix, titular responsável pelo projeto, é fundamental pontuar que o direito ao crédito consignado com juros menores não pode ser uma escolha imprudente.

“Essa iniciativa visa garantir aos nossos profissionais opções com juros menores, com uma cartela diversa de instituições financeiras que ofereçam boas condições, permitindo que o servidor escolha aquela cuja taxa for mais baixa, caminhando em direção às suas limitações e interesses. Mas para evitar que nossos servidores comprometam suas rendas para além do recomendado, entrando em um espiral de dívidas difíceis de serem quitadas, vamos investir na educação financeira. Esta é a peça chave para que a oportunidade de conseguir recursos maiores para grandes investimentos não se transforme em uma areia movediça, onde o consumidor de vê incapaz de arcar com a despesa sem comprometer por completo seu orçamento familiar. Pensando também na qualidade deste benefício, já estamos consolidando a mesma parceria com a Caixa Econômica, Banco Daycoval, Olé Consignado, além de já contarmos com o Banco do Brasil”, salientou.   

Com taxas de juros que ficam na faixa entre 2,3% e 2,5% para os servidores públicos, as vantagens são significativamente superiores em relação à oferta das instituições financeiras para o público geral. Segundo dados divulgados em julho deste ano pelo site Konkero, portal responsável por realizar comparativos entre consórcios, empréstimos e financiamentos, as taxas de juros referentes aos principais bancos do Brasil variam de 3,66% a 6,17% ao mês.

Para Maurício Nantes, presidente do banco Sicoob, os benefícios oferecidos aos servidores da Prefeitura de Cuiabá são valiosos e garantem ao cliente a chance de tirar sonhos do papel, concretizar projetos antigos e projetar seu futuro. “Nós somos totalmente a favor de parcerias dessa natureza e a tradição do cooperativismo é sempre operar com taxas diferenciadas, oferecendo opções ponderáveis ao cliente. Esta união de forças vai agregar muito positivamente e aliado à educação financeira, a ser aplicada pela pasta municipal de Gestão, cremos que teremos profissionais conscientes, que buscarão nossos serviços bem orientados e preparados para construir novos planos com este crédito consignado”, concluiu.