Gestão / Capacitação 2016

04 de Julho de 2016 17h18

Prefeitura capacita servidores para melhorar qualidade no atendimento ao público

04/07/2016

LUCIANA SOUZA

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá iniciou na manhã desta segunda-feira (04), o período de capacitação dos servidores. A capacitação envolve vários cursos ligados a administração pública e atenderá neste semestre mais de 1500 servidores. Serão três turmas por semana e as primeiras já estão recebendo as aulas teóricas e práticas em horários alternados, nos polos do Colégio Neo DNA e na Universidade de Cuiabá ( Campus Beira Rio). Nesta primeira semana, estão sendo ministrados os cursos de Excel, Orçamento Público e Licitações e Contratos. Ao todo, para a primeira etapa de capacitação, serão ministrados 12 cursos, nos horários matutino, vespertino e noturno.

A diretora de Desenvolvimento e Desempenho Profissional do município, Kelly Sabrina Lima, representando a secretaria de Gestão, Ana Paula Villaça, visitou os polos neste primeiro dia de aula. Ela destacou junto aos servidores a importância da capacitação para as mudanças necessárias acontecerem.

“O que estamos iniciando hoje, é mais que algumas aulas. É o começo de uma transformação no que se refere aos serviços ligados ao poder público municipal. Nosso objetivo é sairmos de um ciclo antigo, de um serviço público pouco desenvolvido e sem perspectivas de crescimento adequado aos nossos servidores. Mas para isso acontecer, precisamos do engajamento de todos, pois somente assim, será possível a criação de uma nova cultura nas repartições, para que possamos oferecer um atendimento de qualidade à população, colocando fim à visão negativa que têm sobre as pessoas que estão por trás do desenvolvimento desses serviços,” destacou.

Os cursos fazem parte do ‘Plano Municipal de Capacitação’, que trata de uma proposta de capacitação anual para o desenvolvimento dos servidores do Poder Executivo de Cuiabá, visando um processo permanente de capacitação, atendendo nossa população com serviços de qualidade, no que se refere a competência do município. Ele faz parte do Projeto de Avaliação de Desenvolvimento com Foco em Competências, coordenado pela Secretaria de Gestão, que está sendo desenvolvido desde 2015, em todas as secretarias.

“A capacitação do servidor público tem adquirido atualmente grande importância, em uma realidade cada vez mais automatizada e requer das pessoas novas abordagens profissionais, exigindo-se novas competências. A partir desta perspectiva, o projeto foi pensado, onde analisamos nosso contexto em comparativo com outros municípios que já desenvolvem o sistema e com resultados positivos. E esta fase se trata da devolutiva de todo trabalho desenvolvido no ano passado, quando aplicamos a avaliação de desempenho, na busca de conhecer os perfil dos nossos servidores, para que hoje, trabalharmos a qualificação deles a partir dos pontos que o mapa de desempenho apontou”, disse Kelly.

O Plano, assim como todos os projetos de capacitação está regulamentado pelo Decreto Nº 5.922 de 17 de dezembro de 2015 – onde dispõe as atividades do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Pessoal do Município de Cuiabá e prevê capacitar todos os servidores até 2023.

Kelly explicou que todos os gastos com a capacitação são custeados pelo município e pagos com verba destinada ao Fundo de Desenvolvimento, previsto pela Lei 4369/03. “Os servidores não terão nenhum tipo de gasto com os cursos. Por isso o que pedimos é que se apliquem, participem regularmente das aulas. É um investimento importante para o município, para o desenvolvimento do serviço público. em um processo permanente de capacitação, que atenda tanto a instituição, os servidores e que esses ganhos se efetivem no plano social”, reiterou.

As aulas estão sendo ministradas por profissionais das áreas dos cursos ofertados. Esses profissionais fazem parte do quadro das duas empresas responsáveis pela gerência do processo de capacitação. São elas a Consulting e o grupo Acerbi Cursos de Capacitação, com sedes na cidade de São Paulo. As empresas participaram de concorrência pública, que teve o edital publicado no Diário de Contas nº 849 do dia 15 de abril de 2016 e com o resultado das vencedoras publicado no Diário de Contas nº 866 do dia 12 de maio de 2016.

 

Para os servidores que tiverem qualquer dificuldade em confirmar matrícula ou mesmo frequentar as aulas, podem procurar a Diretoria Especial de Desenvolvimento e Desempenho Profissional, na Secretaria de Gestão, situada no 4º andar do Palácio Alencastro, das 8h às 18h, ou ligar para o número 65 – 3645-6169