Gestão / GESTÃO

03 de Setembro de 2018 11h12

Modelo de gestão adotado pelo Cuiabá-Prev atrai previdências de outros estados

03/09/2018

ANDRE GARCIA SANTANA

Davi Valle

Arquivo

Detentor do selo ISO 9001, que certifica a qualidade de serviços e administração de recursos financeiros, o Cuiabá-Prev tem atraído a atenção de órgãos previdenciários Brasil afora. Na última semana foi a vez dos representantes do Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Boa Vista (PRESSEM). Em busca de soluções para seu recém-implantando modelo de gestão, eles estiveram na Capital estudando e trocando experiências acerca de uma bem-sucedida experiência no setor. 

É o que explica o secretário de Administração e Gestão de Pessoas de Boa Vista, Paulo Roberto Bragato. De acordo com ele, a entidade roraimense está sendo reestruturada, passando de uma superintendência para um instituto. Diante disso, as reuniões no Cuiabá-Prev devem melhorar o serviço prestado aos servidores e à população, especialmente no que diz respeito à junta médica e perícias. 

“Esse é um dos tópicos que mais nos chama a atenção. Soubemos que o sistema é um case de sucesso em atendimento e gestão, então viemos com o intuito de conhecer o projeto e verificar o que pode ser implantado no nosso município”, afirma. 

O secretário-adjunto de Previdência de Cuiabá, Fernando Jorge Mendes, lembra que o órgão é o único do Estado a possuir a certificação internacional. “Administramos quase 15 mil vidas. Então todos os nossos processos são mapeados, desde controle de registros até o planejamento de comunicação. Se houver qualquer problema, podemos apontar se é falha no processo ou de quem o elaborou.”

A presidente do PRESSEM, Ana Ziegler, reforça que as medidas observadas aqui devem ser absorvidas de imediato pela Prefeitura de Boa Vista. “Percebemos que há um controle em tempo real deste setor, o que melhora os resultados e evita gastos desnecessários de recursos públicos. Isso vai ser um ‘up’ para nosso trabalho”, diz. 

Um dos fatores que leva à sua conclusão é a informatização da perícia. Segundo Fernando, hoje o servidor que recorrer à previdência precisa apenas ir até o RH, onde o atestado será entregue para a digitalização. Na sequencia, a consulta será agendada. 

Somado a isso, a celeridade e transparência nos processos já resultaram na visita de outros sete órgãos previdenciários, que buscam no Cuiabá-Prev, a receita para o desenvolvimento. “Para nós é motivo de orgulho e satisfação receber esses representantes. Isso se deve à maneira de como gerimos nossas demandas diárias. Quando se tem organização, o resultado é produtividade”, reforça o secretário. 

O encontro também foi acompanhado pela Diretora de Benefícios Previdenciários de Boa Vista, Maria Socorro de Souza Menezes.