Gestão / Salário em dia

21 de Dezembro de 2016 18h05

Mendes antecipa salário e finaliza gestão marcada pelo respeito e valorização do servidor

21/12/2016

KARINE MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, vai antecipar o pagamento do salário de dezembro nesta sexta-feira (23), sete dias antes do último dia útil do mês. A antecipação encerra a gestão do prefeito, que sempre foi marcada pelo respeito e valorização dos 18 mil servidores municipais.

Segundo Mendes, o pagamento dos salários dentro do mês trabalhado sempre foi prioridade durante todos os 48 meses de gestão, mesmo com a crise econômica que atinge inúmeros estados e municípios brasileiros. Neste mês, a folha de pagamento é de aproximadamente R$ 43 milhões, em valores líquidos.

“Nós cumprimos o nosso compromisso com os servidores. Pagamos 100% das folhas em dia e  concedemos todas as reposições inflacionárias. Creio que isso foi um ganho importante para os servidores e para o município, porque salário em dia e condições de trabalho estimulam os servidores a desempenhar melhor o seu papel na administração pública”, afirmou o prefeito.

Além do pagamento do salário antecipado, a Prefeitura de Cuiabá também antecipou o 13º salário que poderia ser pago até o dia 20, mas caiu na conta dos servidores quatro dias antes.  Somente em dezembro, o município destinou R$ 92 milhões para o pagamento das obrigações trabalhistas.

De acordo com o secretário municipal de Gestão, Eroaldo de Oliveira, as medidas são reflexos de uma boa administração, que reconhece os servidores como principal patrimônio da Prefeitura de Cuiabá e atua na busca por estimular o fomento da economia local, especialmente nesta época de crise.

“Pagar os servidores que vão colocar o dinheiro para circular neste momento tão delicado, melhora a possibilidade de o comércio ter um maior lucro e, consequentemente, o município ter maior arrecadação de impostos sobre serviços. É o governo intervindo na renda, que volta ao mercado e depois volta para o governo através do imposto”, explicou.

Recomposição

Não apenas o pagamento do salário em dia foi um marco da gestão Mendes, no que se refere aos servidores. Também foi destaque o pagamento de todas as recomposições inflacionárias, medidas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O índice foi aplicado proporcionalmente de acordo com cada carreira até 2015. Já neste ano, o prefeito instituiu a data-base no mês de abril para a recomposição salarial de todos os servidores, de acordo com o mesmo índice. 

“Os servidores sempre tiveram tratamento diferenciado na nossa gestão. Sempre priorizamos o pagamento da folha e das recomposições salariais, para depois realizarmos o pagamento das demais despesas da prefeitura. Pagamos 100% de todas as recomposições salariais de 2013 a 2016”, afirmou Eroaldo.

A criação dos Planos de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) para cinco carreiras profissionais também é um marco da gestão. Foram beneficiados os procuradores, controladores, enfermeiros, agentes de trânsito e profissionais da área instrumental. “As categorias que se colocaram na condição de discutir e negociar com a administração Mauro Mendes conseguiram os avanços nas suas carreiras”, esclareceu o secretário.

Concurso e capacitação 

Além do compromisso financeiro com os servidores, a gestão manteve o comprometimento com a melhoria na prestação de serviços à sociedade.

Para isso, realizou quatro concursos para as secretarias de Educação, Fazenda, Procuradoria e Saúde e mais 12 processos seletivos para contratações temporárias, entre eles o da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) e da Empresa Cuiabana de Saúde, que administra o Hospital São Benedito.

Ao todo, 3.437 novos servidores foram convocados para atuar na administração pública, entre auditores, procuradores, profissionais da área da educação e saúde. Somente na Educação foram 1.713 mil servidores efetivados, cujo concurso foi considerado o maior já realizado na história de Cuiabá.

Ainda no intuito de melhorar e aperfeiçoar os serviços foi instituído o Plano Municipal de Capacitação, a fim de desenvolver as competências necessárias de cada servidor, conforme sua área de atuação. Foram ofertados 27 cursos nas áreas de finanças e orçamento público, administração pública e desenvolvimento da competência interpessoal. Somente neste ano, 1.100 servidores foram capacitados, de acordo com secretário Eroaldo.

"O intuito de tudo o que nós fizemos em prol da valorização do servidor, ao longo desses quatro anos, foi prestar o melhor serviço à sociedade, porque são os servidores que representam o Executivo Municipal no dia a dia. Fechamos a Administração Mauro Mendes com chave de ouro, pois mantivemos o compromisso com o servidor  respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal ”, encerrou o secretário.