Gestão / OUTUBRO ROSA

03 de Outubro de 2019 15h02

Médico orienta servidoras aposentadas sobre prevenção do câncer de mama

03/10/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Servidoras da Prefeitura de Cuiabá se reuniram no auditório do Cuiabá–Prev, na tarde quarta-feira (2) para falar sobre saúde da mulher. Além das orientações do médico perito George Salvador de Lima. Ao longo do encontro o profissional destacou a importância da prevenção, capaz de minimizar o impacto do tratamento de doenças como esta, consideradas silenciosas.

Sua recomendação é que as mulheres não abram mão de exames clínicos e ginecológicos rotineiros, buscando, uma ou duas vezes por ano, fazer uma avaliação mais ampla. O conhecimento do próprio corpo e o autoexame de toque também são essenciais nesse contexto.

“A maioria desses casos são previsíveis e preveníveis. O acompanhamento pode evitar que sintomas se transformem em agravos de saúde e resultem na mutilação da mulher, no seu sofrimento, perda da autoestima e nos piores casos, no óbito. Isso tudo pode ser evitado com educação e autoconhecimento corporal”, diz.

Este foi o quarto ano que o Cuiabá-Prev recebe a palestra, em referência ao Outubro Rosa. Para a ocasião foram convidadas servidoras da Secretaria de Gestão e da Controladoria Geral, além de aposentadas e pensionistas da Associação dos Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Cuiabá (AAPMC).

De acordo com o secretário adjunto de previdência, Fernando Jorge Mendes, a ação se faz ainda mais necessária se considerado o quadro de funcionários municipais, que conta mais 10 mil mulheres, mais de 60% do total.  “Adotamos essa postura de não olhar para o Cuiabá-Prev somente como lugar de trabalho, mas como espaço que transmita informações importantes para o dia a dia dos nossos trabalhadores”, diz

Ele destaca ainda que isso parte de um planejamento que contempla também outras especialidades, como o Janeiro Branco, dedicado à saúde mental; o Setembro amerelo, dedicado à prevenção do suicídio e o Novembro Azul, dedicado à saúde do homem.  “trabalhamos com vidas e não podemos ignorar a importância desses temas. Essa preocupação é reconhecida, inclusive, nas nossas certificações.”