Gestão / GESTÃO

08 de Agosto de 2018 15h39

Investimento em capacitação dará celeridade a processos licitatórios

08/08/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Sicom

Arquivo

Marco regulatório, contratações diretas e fiscalização de contratos. Estes são alguns dos principais temas que integram a grade de cursos pelos quais passarão 240 servidores da Prefeitura Municipal de Cuiabá, a partir de quinta-feira (9). O objetivo é dar celeridade às licitações, capacitando equipes de diferentes setores para lidar com estes processos.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento e Desempenho Profissional, Kelly Lima, o programa conta com seis temáticas diferentes, sendo inscritos 40 funcionários para cada. Os nomes são indicados pelos titulares de cada secretaria, estando limitados a dois por pasta. Até o mês de outubro serão realizados mais seis encontros, promovidos pela empresa de renome nacional Negócios Públicos.

O aperfeiçoamento, oferecido gratuitamente, é fruto de um investimento de R$ 214 mil, viabilizado pela Secretaria de Gestão. “A proposta surgiu diante da existência de um fluxo grande de renomeações. Como este é um trabalho complexo e muito específico, atuamos para evitar atrasos nos trâmites, além de valorizar a mão de obra dos colaboradores”, explica Kelly.

Sendo assim, a iniciativa deve reduzir erros, aprimorar a tecnicidade do trabalho desempenhado pelos gestores e elevar o nível do município entre os demais, promovendo uma gestão muito mais eficaz. “Se somarmos o valor de cada curso a passagens e hospedagens, a maioria não teria condições de fazer. Então resolvemos trazer a empresa até aqui”, diz.

Veja o calendário de capacitações:

Elaboração de Termo de Referência/ME e EPP/ Critérios de Sustentabilidade - 09 de agosto

Licitação e Contratação de Obras em Serviços de Engenharia - 30 e 31 de agosto  (16h/aula)

Novo Marco Regulatório da Lei nº 13019 – 13 de setembro (8h/aula)

Licitações – Contratações Diretas – Pregão e SPR - 17 a 19 de setembro (24h/aula)

Gestão e Fiscalização de Contratos (Visão Sistêmica) - 04 e 05 de setembro (16h/aula)

A Nova IN (Instrução Normativa) 05/17 e suas inovações e estudos preliminares - 02 a 04 de outubro (16h/aula)

Gestão e Execução de Contratos de acordo com a IN 05/2017 - 09 de Outubro.