Gestão / MODELO

13 de Julho de 2018 13h41

Institutos previdenciários de Santa Catariana e Paraná conhecem gestão do Cuiabá-Prev

13/07/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

Arquivo

O secretário-adjunto de Previdência, Fernando Jorge Mendes de Oliveira, recebeu nesta quinta-feira (12), dirigentes dos institutos de previdência do Paraná e Santa Catarina para conhecer detalhes sobre a plataforma de controle interno do setor previdenciário cuiabano, analisar os resultados obtidos e trocar informações dos cases de sucesso.

Respeitado nacionalmente, o Cuiabá-Prev recebe visitas constantemente para demostrar os processos para a criação do instituto e quais as adequações feitas para se tornar referência e conquistar a Certificação ABNT NBR - ISO 9001, que gere o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) desde 2015. Esta certificação se deve à qualidade nos processos de execução do sistema previdenciário, garantindo a satisfação dos beneficiários por meio da qualidade dos serviços prestados, gestão dos recursos financeiros e celeridade contínua dos processos.

Desta vez que, o anfitrião recepcionou a diretora do Instituto de Previdência do município de Navegantes (SC) Gisele Oliveira Fernandes, a diretora de Benefícios do Instituto de Previdência do município de Rio Negrinho (SC), Azilda Schoen, e do diretor executivo Antônio A. Rodrigues da Silva – Instituto de Previdência do município de Ampére (PR). Esta é quarta visita que o Cuiabá-Prev recebe este ano para o estudo do modelo de sistema previdenciário.

“Essas visitas são excelentes! Elas nos proporcionam uma troca de experiências e novos conhecimentos. Ficamos satisfeitos em saber que nosso modelo de gestão está dando certo e vem se tornando modelo nacional em gestão previdenciária. Confesso que é uma luta árdua, mas com muito trabalho, paciência e persistência, nós estamos conseguindo conquistar nossos objetivos mantendo o nível de qualidade na prestação de serviços”, disse o secretário-adjunto, Fernando de Oliveira.

Em Cuiabá existem cerca de onze mil servidores efetivos e mais de 3,5 mil aposentados. Desse total, o município conseguiu aproximadamente 94% de participação no censo. Já com os aposentados o alcance foi de 99%. Com os servidores da Câmara Municipal o aproveitamento foi de 100%. “Com esse sistema, os servidores têm o compromisso de se apresentar anualmente em um dos cinco polos do Cuiabá-Prev para atualização das informações, isso controla a gestão e ao mesmo tempo inibe fraudes” completou o gestor.

Conforme o grupo, a vinda à sede da entidade é de suma importância e muito enriquecedora. A visita ajudará a fazerem os ajustes necessários nos respectivos institutos para que consiga alcançar o mesmo resultado.

“Nós viemos em busca de informações sobre o modelo de gestão de Cuiabá que já repercute entre os institutos previdenciários país a fora. O modelo de concessão de benefícios, a questão da folha de pagamentos, as perícias médicas, arrecadação e outras dúvidas. Porém, o que mais nos chamou a atenção foi o plano de metas, adotado pelo município para atingir o consumo de ‘papel zero’. Facilitar a consulta do usuário e do servidor, toda digitalizada, sempre à mão do beneficiário e sem precisar agredir a natureza é muito bom. Essa política de sustentabilidade é uma ação que buscamos há algum tempo e, além de tudo, ainda compreender alternativas para desenvolver isso, é maravilhoso”, avaliou Gisele de Oliveira Fernandes, dirigente de Navegantes.