Gestão / VALORIZAÇÃO

20 de Novembro de 2017 09h32

Igualdade racial ganha destaque dentro de uma gestão humanizada e inclusiva

20/11/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Representando hoje mais de 54% dos cuiabanos, a população negra ainda luta para eliminar desigualdades e discriminações. Os desafios ainda são grandes, mas há motivos para comemorações. Todos os avanços relacionados à posição do povo negro são resultados de seu próprio trabalho e mobilizações. 

Esses avanços só ocorreram a partir da criação de instrumentos legais que garantam seus direitos, como por exemplo, o Estatuto da Igualdade Racial, criado há 7 anos. Transformado em uma ferramenta da luta por mais igualdade de oportunidades e garantia de direitos, unificando políticas de combate ao racismo e discriminação, o estatuto foi aderido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR). 

Em Cuiabá, conforme levantamento do IBGE (2010), a maioria da população é negra. São 359.770 negros e afrodescendentes. Com isso, a gestão municipal vem trabalhando sua política de humanização, oferecendo aportes a esta parcela da comunidade cuiabana, para que se sintam cada vez mais prestigiadas e inseridas no sistema e nas organizações municipais.

O Município tem promovido debates para discutir políticas públicas voltadas à saúde e educação como, por exemplo, a criação de um comitê técnico da saúde composto por membros do Conselho ligados a Secretaria de Saúde para enfrentar doenças hereditárias, como a anemia falciforme. E na educação com o Workshop e Mostra de História e Cultura Afro Brasileira, na Emeb Profª Maria Dimpina Lobo Duarte.

Na organização municipal estas representatividades são reforçadas através dos titulares das pastas de Gestão, Governo e Ordem Pública, cargos esses, de profunda responsabilidade dentro de uma autarquia. 

“A nossa sociedade tem que entender que cada um tem o seu potencial dentro daquilo que lhe é oportunizado. E o papel da gestão Emanuel Pinheiro, quando ele fala em humanização é justamente isso. A redução das desigualdades entre as pessoas. Não importa o sexo, a cor, a educação, se tem nível superior ou não tem, se ela está bem vestida mal vestida. Ela é um ser humano e um cidadão de Cuiabá”, considerou a secretária municipal de Gestão, Ozenira Felix. 

“Faço parte da raça negra com muito orgulho e tenho memória dos meus ancestrais. Sou descendente de escravos e fico feliz com esse reconhecimento que os brasileiros fazem, com o Dia da Consciência Negra, a esse povo que veio da África e que construiu essa nação, tem um valor muito grande para todos nós. Graças a Deus, hoje nós estamos inseridos numa gestão municipal, onde temos o nosso espaço e somos valorizados. É interessante mostrar a todos que a nossa capacidade, nosso interesse, nosso caráter, não se resume pela cor da nossa pele. Tudo isso passa pelo nosso coração e pela nossa alma”, comentou o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales. 

“Primeiro temos que reconhecer que é um avanço muito grande em todos os aspetos relacionados à formação da população negra. O que precisamos é nos conscientizar que temo a mesma capacidade, igual a todos. Hoje, o nosso povo negro pode ser vistos dentro das universidades, graças às cotas raciais, onde possibilitou a formação de profissionais, como médicos, engenheiros e, pessoas na mais variadas posição dentro da sociedade, conquistada através de muita luta. E como Cuiabá tem uma população negra e afrodescendente bastante expressiva, e a gestão Emanuel Pinheiro, que desenvolve uma gestão humanizada, procura dar oportunidade a todos, independente de raça, cor ou credo. Desta forma eu só tem a gradecer a esta administração pela confiança, oportunidade e reconhecimento”, conclui o secretário de Governo, Carlos Roberto Costa.