Gestão / FONAC

17 de Março de 2018 09h53

Evento voltado para as secretarias de administração das capitais encerra com a presença do prefeito Emanuel Pinheiro

17/03/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

O prefeito Emanuel Pinheiro prestigiou nesta sexta-feira (16), o 69ª Fonac - Fórum Nacional das Secretarias de Administração das Capitais, organizado pela secretária de Gestão, Ozenira Felix de Souza, no auditório do Hotel Gran Odara. O Fonac é uma associação civil, com personalidade jurídica de direito privado, existente há mais de 25 anos. Institucionalizado em 2003, atualmente é presidida pelo secretário de administração de João Pessoa (PB), Roberto Wagner Mariz Queiroga.

Com o intuito de prestigiar o evento e a palestra de melhores práticas apresentada pela secretária Ozenira Felix, com o tema Digitalização de Documentos e Processos, como também o coordenador de Integração e Relacionamento Institucional do Ministério de Previdência Social, Hélio Carneiro Fernandes além de todos os demais secretários de capitais e municípios presentes, o prefeito de Cuiabá, esteve presente no evento.

“Eu não poderia deixar de saudar o corpo seleto de secretários municipais de administração de Capitais, no momento que buscam aqui na nossa terra a integração, a troca de experiências, o intercâmbio e a boa relação para que possamos fortalecer a gestão pública, especialmente com temas tão pertinentes, tão atuais e tão importantes para a melhora, a otimização, a agilidade e a eficiência de iniciativas que atendam a população como um todo”, ressaltou o prefeito.

O gestor aproveitou para falar das peculiaridades do povo cuiabano e da cidade que está prestes a completar seus 300 anos e reiterar o seu desejo de resultados positivos na realização do 69º Fonac, em Cuiabá. “Que o calor natural e humano de Cuiabá possa ter dado muita sorte e que os temas debatidos aqui, tenham sido muito bem encaminhados. Que as nossas experiências positivas sejam repassadas a todos vocês, dando frutos ainda mais positivos, como também, as experiência positivas de vocês possam contribuir para atendermos cada vez melhor a nossa população”, completou o prefeito.

O presidente do Fórum, Roberto Wagner apresentou ao gestor todos os secretários de capitais presentes no evento, fazendo parte das rodas de diálogos. “Prefeito Emanuel só temos a agradecer pela hospitalidade, pela eximia organização do evento e agradecer o profissionalismo da equipe da secretaria Ozenira.

A líder da pasta da gestão do município começou explanação apresentando um sistema integrado de digitalização de processos, certificação digital e ponto eletrônico que está prestes a ser implantado na prefeitura. Um projeto inovador que pretende manter toda a gestão de pessoal controlada eletronicamente e dando acesso as informações tanto ao gestor como ao servidor, de qualquer lugar, pelo computador ou celular.

“Nós estamos buscando diminuir custos e tempo para a gestão, simplificando os métodos existentes. Todos os setores, a partir da implantação, terão acesso de forma eletrônica. O ponto eletrônico por exemplo, a partir do novo sistema integrado, possibilitará ao servidor bater seu ponto em qualquer órgão que o  esteja naquele momento, se o servidor é da Gestão e precisa fazer alguma coisa no horário que ele teria que bater seu ponto e ele está na Saúde , poderá bater o ponto no local. Este é apenas o começo das novas tecnologias que pretendemos implantar”, esclareceu Ozenira Félix.

Outro tema abordado neste último dia de evento, foi a exposição do Programa Pró Gestão de Regime Próprio de Previdência Social - RPPS lançado recentemente pelo Governo Federal, que deverá ser absorvido pelo município. No fórum em Cuiabá o tema foi abordado pelo coordenador técnico de Integração e Relacionamento Institucional do Ministério da Previdência Social, Hélio Carneiro Fernandes, que veio especialmente para trazer as melhores práticas das RPPS, que é um modelo de adesão facultativa para gerir seus servidores ativos e passivos.

“Eu venho acompanhando esse programa desde 2011, com foco na melhor prestação de serviços ao cidadão, ele é um canal mais rápido de comunicação com nosso segurado e, que tem como objetivo oferecer as bases para a melhoria da gestão dos RPPS e auxiliar dirigentes e gestores de RPPS no exercício de seus deveres legais e no alcance de melhores padrões de desempenho”, ponderou o coordenador.

O Pró-Gestão é o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O Programa foi instituído pela Portaria 185/2015, e, após encerramento de consulta pública, o Manual foi disponibilizado no site da Secretaria de Previdência.