Gestão / ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ

25 de Abril de 2018 11h16

Emanuel Pinheiro recebe ex-prefeito Frederico Campos para lançamento das novas ferramentas da gestão municipal

25/04/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Gestão, lançou nesta terça-feira (24)  importantes instrumentos para a gestão, o Portal do Servidor, o Sistema de Ponto Biométrico e, a retomada da Gazeta Municipal. O último proporcionou uma tarde memorável remetendo os presentes a um período importante de transição politica do município, contada parte pelo Prefeito Emanuel Pinheiro, parte pelo célebre ex-prefeito e ex-governador, Frederico Carlos Soares de Campos. No auge dos seus 91 anos, em plena lucidez, Frederico Campos encantou a todos, com suas experiências de vida pública.

A secretária de Gestão, Ozenira Felix lembrou que os novos serviços fazem parte do programa que visa a qualidade de vida do servidor. E, um dos pilares para que isso tenha ocorrido foi a inclusão digital, dando agilidade e lisura no contexto geral da vida funcional do servidor, e ainda contribuindo com a sociedade em pesquisas de fatos históricos.

No lançamento, o prefeito Emanuel Pinheiro elogiou o trabalho desenvolvipo pela equipe da Secretaria de Gestão. “Quero parabenizar a secretaria Ozenira e sua equipe que apresentaram a amplitude desse trabalho. Realizado com eficiência, primando pela transparência dos atos administrativos que deverão produzir efeitos jurídicos, e que daqui para frente vai reunir a memória da prefeitura de Cuiabá”, frisou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O prefeito ainda relembrou os 60 anos de histórias administrativas, representadas pelas presenças dos precursores da publicitação dos atos públicos, através da Gazeta Municipal. Como o secretário Francisco Vuolo, que representou seu pai Vicente Vuolo, criador da Gazeta Municipal, continuada, por duas vezes, pelo ex-governador e ex-prefeito Frederico Campos, e resgatada em 2013, pelo ex-deputado estadual Hélio Tito de Arruda Palma,  agora retomada pela sua gestão, em uma versão digital.

O ilustre convidado do evento foi o ex-prefeito e ex-governador Frederico Campos que salientou em sua fala, a importância da família. Em trinta minutos de explanação, ele recordou algumas de suas memórias, descritas por passagens bem humoradas, da sua vida politica, revelando seu caráter e sua honestidade diante do poder.

“Na minha primeira gestão, tivemos muitas dificuldades. Cuiabá era uma vila muito pequena, isolada do resto do país. Já na segunda gestão me deparo com a pressão política oriunda da divisão do estado, pois tínhamos uma politica regionalista que cercava a região. A Gazeta Municipal já existia, nós precisávamos era dar estrutura para ampliar o trabalho. Com a divisão do Estado modificou muito as atividades dos órgãos administrativos. A publicação de um ato é a demonstração pública da legalidade desse ato. Por isso estou aqui, porque sei da importância deste instrumento na administração e o prefeito Emanuel Pinheiro está de parabéns pelo resgate”, afirmou Frederico Campos.

O vice-prefeito Niuan Ribeiro destacou o comprometimento da Prefeitura de Cuiabá com a eficiência, a transparência, a evolução e o desenvolvimento unificando um sistema de registro para todos os atos realizados pelo município. “E um prazer estar aqui junto aos servidores de Cuiabá, que é o braço forteda administração municipal,  que fazem desta uma cidade melhoror e que vão  fazer uma festa inesquecível, em todos os âmbitos, nos 300 anos. Unificar as informações em instrumentos que vão dar visibilidade, trazendo autenticidade e eficácia, de caráter pedagógico, econômico é tudo aquilo que uma gestão moderna e humanizada precisa ter”, ressaltou Niuan Ribeiro.

Tecnologia 

Conforme a secretária de Gestão, Ozenira Felix de Souza, uma das principais recomendações que o prefeito Emanuel deu a ela, por decreto, foi o uso de papel zero e, a redução no tempo de tramitação dos processos.  Diante dessa orientação, a equipe da Gestão desenvolveu as ferramentas. Ela lembrou que o Ponto Biométrico representa um grande avanço para o setor de tecnologia do município,  que com a criação do seu próprio software,  irá coletar as informações dos servidores. Esse instrumento, aliado às plataformas do Portal do Servidor e da Gazeta Municipal, representam um avanço tecnologico importantíssimo para o município.

“Desde que assumi a pasta estamos trabalhando em duas frentes; na gestão de pessoas, evidenciando que uma das coisas mais importantes para a gestão é a valorização do servidor e a humanização do atendimento. E a outra é a inserção do processo eletrônico para a administração, através da nossa equipe de TI, que ao desenvolverem uma série de instrumentos, vão nos auxiliar a reduzir os custos da máquina pública”, completou Ozenira Felix.

Sobre a  Gazeta Municipal a secretária lembrou que durante as pesquisas para  sua  retomada, uma das descobertas foi a publicação de uma matéria sobre os 250 anos da Capital, na qual havia uma foto do com os nossos representantes  da época, o governador  Pedro Pedrossian, o prefeito Frederico Campos e o deputado estadual Emanuel Pinheiro (pai), na inauguração de uma fábrica de lajota utilizada na pavimentação, em preparação para as comemorações do aniversario da cidade, em 1969.

Francisco Vuolo representando seu pai parabenizou o trabalho relevante realizado pela equipe da Secretaria de Gestão. “Nós que vivenciamos a cultura de Cuiabá, sabemos o quão é difícil o resgate e a valorização da nossa história. E sabemos o quanto nós e nossos historiadores poderão usufruir de um produto fantástico como esse, hoje todo digitalizado, disponibilizado para toda sociedade”, disse o secretário.

Na Gazeta Municipal o leitor vai encontrar um acervo digitalizado, de todas as edições desde 1963. Nela, será disponibilizada uma ferramenta de pesquisa que vão facilitar as buscas, por ano, tema ou mesmo por nome.

A partir de agora, todo o acervo estará no site e no arquivo público municipal, onde estudantes e historiadores que quiserem fazer qualquer tipo de pesquisa, terão acesso às informações. “Com ela, todos os atos dos servidores estarão publicados, desde contratação, exoneração, afastamento dos servidores ativos por motivos de férias, licenças, contratação, exoneração e demais informações pertinentes à gestão”, Concluiu Ozenira.