Gestão / OPORTUNIDADE

31 de Janeiro de 2019 16h22

Economia gerada por aplicativo adotado pela Prefeitura de Cuiabá atrai outros órgãos públicos

31/01/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

A solução encontrada pela Prefeitura de Cuiabá para reduzir gastos com transporte e combustível tem atraído a atenção de outros órgãos públicos. Na quarta-feira (30) e quinta-feira (31), a secretária de Gestão, Ozenira Félix se encontrou com representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) e da MT PAR, para apresentar o Táxi Pref.

O sistema conecta servidores a motoristas por meio da plataforma Meia Bandeirada, aumentando o controle sobre percursos e diminuindo despesas. A partir de fevereiro, o serviço, testado por três meses nas pastas de Gestão e Governo, se estende à todas as 20 secretarias que compõe a administração municipal. De acordo com Ozenira, a expectativa de economia para os cofres públicos é de R$ 6 milhões.

De olho nesta possiblidade, Epaminondas Antônio de Castro, economista e servidor da MT Par destaca a necessidade de corte de custos imposta pelo Governo do Estado. “Fomos incumbidos de buscar alternativas em todas as áreas, então viemos conhecer o modelo adotado pela Prefeitura de Cuiabá. As informações coletadas aqui subsidiarão um estudo de viabilidade que apontará a possibilidade de adoção do sistema por nós”, diz.

“Antes de adotarmos o Táxi Pref, realizamos uma série de estudos e comparações, que comprovaram suas vantagens. Atualmente, a empresa da qual locamos os veículos administrativos é de Goiânia, então esta também é uma forma de distribuir melhor a renda aqui na nossa cidade”, explica Ozenira. Assim, a contratação de cerca de 200 carros, estimada em R$ 11,9 milhões anuais, deverá sofrer redução de até 43% no valor.

Ozenira reforça que a plataforma é utilizada apenas para serviços administrativos, sendo mantido apenas o aluguel de veículos como ambulâncias e carros de fiscalização. Qualquer taxista pode se cadastrar no Meia Bandeirada, desde que esteja com alvará e documentação regularizados. Para isso, é preciso baixar o aplicativo, e preencher as informações solicitadas.