Gestão / CONTROLE DE DESPESAS

17 de Julho de 2017 16h55

Decreto estabelece a criação da Central de Monitoramento e Redução de Custos

17/07/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, determinou, por meio do decreto nº 6.312, publicado no Diário Oficial de Contas da última sexta-feira (14), a criação da Central Municipal de Monitoramento e Redução de Custos. O ato cumpre com o compromisso da atual administração de zelar pelos princípios e normas que norteiam a conduta administrativa pautada pela responsabilidade na gestão fiscal e controle de despesas.

Conforme o documento, a determinação leva em consideração a importância de se implementar uma política efetiva de gerência, supervisão e coordenação de gastos públicos, através de análises detalhadas referente a oportunidade, conveniência e necessidade de  dispêndio de recursos financeiros.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, o ato também observa a primordialidade em indicar aos órgãos da administração direta e indireta as diretrizes que deverão ser seguidas para atingir os objetivos almejados. Ele destaca que caberá a Secretaria Municipal de Gestão, no prazo de 30 dias, apresentar a regulamentação e o funcionamento da Central.

“Estamos levando em consideração o contexto econômico e a conjuntura em que Cuiabá está inserida. A redução da atividade econômica força a todos os agentes públicos ou privados a buscar soluções sem o comprometimento da qualidade dos serviços prestados à população cuiabana”, explica Emanuel. 

Por fim, segundo o decreto, a Secretaria deverá estabelecer a relação contendo os produtos e serviços a serem monitorados ou controlados. A Pasta terá ainda que apresentar relatório mensal ao Comitê de Eficiência da Gestão Pública da Prefeitura de Cuiabá, para a apreciação e deliberação quanto aos resultados alcançados pela Central de Monitoramento e Redução de custos.