Gestão / SISTEMA EFICIENTE

26 de Junho de 2017 14h04

Cuiabá Prev tem modelo de gestão como referência nacional

26/06/2017

ANDRESSA SALES

Marcos Vergueiro

Dirigentes do Instituto de Previdência de Natal (NatalPrev) estiveram em Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (26), para conhecer o funcionamento do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá (CuiabáPrev). O objetivo foi buscar mais detalhes sobre a plataforma de controle interno do setor previdenciário cuiabano e saber dos resultados obtidos com o censo.

O censo da previdência vai além de um simples recadastramento para um moderno banco de dados. O método engloba atualização de dados dos aposentados e ativos, com um estudo dos servidores. Em Cuiabá existe cerca de 11 mil servidores efetivos e mais de 3,5 mil aposentados. Desse total, o município conseguiu aproximadamente 94% de participação no censo, já com os aposentados o alcance foi de 99%. Com os servidores da Câmara Municipal o aproveitamento foi de 100%.

De acordo com o secretário-adjunto de Previdência de Cuiabá, Fernando Jorge Mendes, o censo tem sido uma ferramenta indispensável para coibir recebimentos indevidos. Com essa implementação, os servidores têm o compromisso de se apresentar anualmente em um dos cinco polos do CuiabáPrev para atualização das informações, isso controla a gestão e ao mesmo tempo inibi fraudes.

“Anualmente fazemos um estudo da massa dos servidores com informações de idade, número de servidores, média salarial, tempo de serviço, sexo, estado civil, número de dependentes, para sabermos o impacto na alíquota patronal que o município paga e quais as consequências dessas estatísticas positiva ou negativamente. Desde que começamos a ter esse controle administrativo de economia na previdência, vem sobrando recursos para serem investidos em outras áreas”, pontua o secretário.

Considerado referência nacional, o Cuiabáprev passou por várias adequações feitas ao longo dos anos e trouxe como resultado a Certificação ABNT NBR - ISO 9001, que gere o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

A certificação conferiu ao órgão o selo de qualidade nos processos de execução do sistema, garantindo a satisfação dos beneficiários por meio da qualidade dos serviços prestados, gestão dos recursos financeiros e celeridade contínua dos processos.

Para o presidente do NatalPrev, Thiago Costa Marreiros, a expectativa é implementar o mesmo projeto que o CuiabáPrev executa e ter os mesmos resultados para a gestão com dados reais e concretos da população potiguar.

“O CuiabáPrev tem um sistema bem profissionalizado da gestão previdenciária, viemos conhecer todo o funcionamento, as sistemáticas dos processos e tentaremos implementar na nossa capital a mesma gestão, numa linha de excelência de qualidade, e andamento céleres dos processos,os procedimentos analisados a partir de um critério profissional com selo de certificação de qualidade. Esse é o nosso intuito para que Natal tenha um pouco de qualidade que o Cuiabáprev tem hoje”, elogiou o presidente.

Segundo Thiago, o último censo em Natal foi em 2012 e foi verificada deficiências em vários aspectos com resultado menor que 60% de efetividade. Baseado nesse histórico negativo de recenseamento, os diretores pretendem levar as experiências e os bons resultados do CuiabáPrev para a cidade de Natal.