/ EXCELÊNCIA

17 de Maio de 2018 10h44

Cuiabá Prev recebe visita técnica do Instituto de Previdência do Município de São Luís - IPAM

17/05/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

O secretário-adjunto de Previdência de Cuiabá – Cuiabá-Prev - Fernando Jorge Mendes, recebeu nas dependências do instituto, diretores do sistema de Previdência Social de São Luiz (MA). O objetivo da visita é conhecer os moldes previdenciários cuiabanos e posteriormente implantá-los em sua localidade.

O Cuiabá Prev tem sido referência nacional em gestão previdenciária, o que desperta a curiosidade dos municípios que possuem esses departamentos específicos. Desde o ano passado, o instituto de previdência cuiabano vem recebendo visitas técnicas dos municípios de Natal (RN), Boa Vista (RR), Cariacica (ES), Teresina (PI), Manaus (AM) e até da vizinha Várzea Grande.

 

Desta vez, foi o Instituto de Previdência do município de São Luís - IPAM, que veio conhecer o funcionamento, as sistemáticas processuais e de que maneira ocorrem os andamentos céleres dos processos e procedimentos analisados.

 

“Para nós do Cuiabá Prev é motivo de orgulho e satisfação receber esses representantes no nosso instituto, que se deve a maneira de como gerimos as nossas demandas diárias, começando a partir do censo previdenciário, que vai além de um simples recadastramento para um moderno banco de dados”, ressaltou Fernando Jorge Mendes.

 

O procedimento engloba atualização de dados dos aposentados e ativos, com um estudo dos servidores. Em Cuiabá existem cerca de 11 mil servidores efetivos e mais de 3,5 mil aposentados. Desse total, o município conseguiu aproximadamente 94% de participação no censo, já com os aposentados o alcance foi de 99%. Com os servidores da Câmara Municipal o aproveitamento foi de 100%.

 

Outras adequações feitas ao longo do tempo também favoreceram a conquista da Certificação ABNT NBR - ISO 9001, que gere o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ),  conferindo ao órgão cuiabano o selo de qualidade nos processos de execução do sistema e garantindo a satisfação dos beneficiários por meio da qualidade dos serviços prestados, gestão dos recursos financeiros e celeridade contínua dos processos.

 

A visita percorreu os departamentos da equipe técnica, jurídica, perícia médica e coordenação mostrando que cada setor possui seu fluxograma e sua política de qualidade. Durante o percurso o secretário-adjunto Fernando Jorge Mendes, respondeu aos visitantes como conseguiu alavancar os números que nortearam as diretrizes, trouxeram transformações ao modo de administrar o instituto previdenciário.

 

“Estamos visitando o Cuiabá Prev para entendermos como funciona o instituto de vocês. Nós viemos em busca de conhecimento porque estamos trabalhando para implantar um plano de ação em São Luiz que dê resultados como aqui. E confesso estar muito impressionada”, disse a superintendente de Gestão Previdência da capital maranhense, Mônica Ingrid dos Santos.

 

O instituto possui ainda Conselho Previdenciário e Comitê De investimento, responsável por deliberar sobre questões administrativas, financeiras e acompanhar sua a execução orçamentária.