Gestão / VISITA

26 de Março de 2018 17h29

Cuiabá Prev recebe visita técnica do Instituto de Previdência de Cariacica (ES)

26/03/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

O Secretário-adjunto de Previdência Fernando Jorge Mendes de Oliveira recebeu nesta sexta-feira, 23, a presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (ES) Shirlene Pires Mesquita para conhecer detalhes sobre a plataforma de controle interno do setor previdenciário cuiabano e saber dos resultados obtidos com o censo.

Considerado como referência nacional, o Cuiabáprev passou por várias adequações feitas ao longo dos anos trazendo resultados como a Certificação ABNT NBR - ISO 9001, que gere o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) desde 2015. A certificação conferida ao órgão com o selo de qualidade nos processos de execução do sistema, garante a satisfação dos beneficiários por meio da qualidade dos serviços prestados, gestão dos recursos financeiros e da celeridade contínua dos processos.

Tem sido quase que habitual que o órgão receba visitantes de vários estados brasileiros em busca de trocas de experiências e novos conhecimentos sobre o sistema previdenciário municipal. “O nosso modelo de gestão vem se tornando cada vez mais um referencial, tendo em vista as visitas que recebemos aqui desde que fomos agraciados pelo selo Iso 9001. Como por exemplo, o Institutto de Previdencia de Natal (RN), o Amazon Prev de Manaus (AM), Instituto de Previdência do Município de Teresina (PI), Instituto de Previdência de Roraima (RR), Instituto de São Luiz (MA) entre outros”, disse Fernando.  

Além de conhecerem as dependências do instituto, o gestor esclareceu como funciona o método que engloba a atualização de dados dos aposentados e ativos. Em Cuiabá existem cerca de onze mil servidores efetivos e mais de 3,5 mil aposentados. Desse total, o município conseguiu aproximadamente 94% de participação no censo, já com os aposentados o alcance foi de 99%. Com os servidores da Câmara Municipal o aproveitamento foi de 100%. “Com essa implementação, os servidores têm o compromisso de se apresentar anualmente em um dos cinco polos do CuiabáPrev para atualização das informações, isso controla a gestão e ao mesmo tempo inibi fraudes” completou o gestor.

Para a presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (ES) Shirlene Pires Mesquita a expectativa era conhecer a fundo esse método de sucesso que já é falado por outros gestores pelo país.

“O instituto de Cuiabá tem um sistema respeitado nacionalmente e quando tivemos a oportunidade estar em Cuiabá, para cumprir esta e uma outra agenda, não perdemos tempo para ver de perto o que a equipe do CuiabáPrev vem desenvolvendo. A principio, viemos para conhecimento mesmo, mas temos grande interesse implantar no nosso município a mesma gestão de excelência e que dá celeridade ao andamento dos processos. Para que Cariacica possa ter uma plataforma de qualidade como a que vocês tem aqui”, enalteceu a presidente.