/ GESTÃO PREVIDENCIÁRIA

27 de Junho de 2018 09h00

Cuiabá-Prev recebe visita do Instituto de Previdência do Amapá

27/06/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

O Secretário-adjunto de Previdência, Fernando Jorge Mendes de Oliveira, recebeu, nesta terça-feira (26), dirigentes da Amprev – Amapá Previdência, da Unidade Gestora dos Regimes RPPS (Civis) e RPPM (Militares), a diretora de Benefícios dos Militares, capitã Sonia Priscila de Souza Cunha e o diretor de Benefícios e Fiscalização, Diego da Silva Campos. Ao longo da visita, os gestores puderam conhecer detalhes sobre a plataforma de controle interno do setor previdenciário cuiabano e seus resultados obtidos nos últimos anos.

 

Considerado referência nacional, o Cuiabá-Prev passou por várias adequações ao longo dos anos, conquistando resultados como a Certificação ABNT NBR - ISO 9001, que gere o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) desde 2015. A condecoração conferida ao órgão se deve à  qualidade nos processos de execução do sistema previdenciário, garantindo a satisfação dos beneficiários, por meio da qualidade dos serviços prestados, gestão dos recursos financeiros e celeridade contínua dos procedimentos.


Somente em 2018, este é terceiro estado brasileiro que vem a Cuiabá conhecer o modelo de sistema previdenciário utilizado pelo município, em busca de trocas de experiências e novos conhecimentos. “O nosso método de gestão vem se tornando cada vez mais um referencial nacional no setor previdenciário. Trabalhamos com muita seriedade para manter esse nível de prestação de serviços”, disse Fernando.


Em Cuiabá, existem cerca de onze mil servidores efetivos e mais de 3,5 mil aposentados. Desse total, o município conseguiu aproximadamente 94% de participação no censo. Em se tratando dos aposentados, o alcance foi de 99%. Com os servidores da Câmara Municipal, o aproveitamento foi de 100%. “Com essa implementação, os servidores têm o compromisso de se apresentar anualmente em um dos cinco polos do Cuiabá-Prev para a atualização das informações. Isso controla a gestão e ao mesmo tempo que inibe fraudes” completou o gestor.

 

Segundo a diretora de Benefícios dos Militares, capitã Sonia Priscila de Souza Cunha, do Instituto de Previdência do Amapá, o objetivo é realizar todos os ajustes necessários para que sua instituição alcance os mesmos resultados. “Nós viemos em busca de informações sobre o modelo de concessão de benefícios, a questão da folha de pagamentos, as perícias médicas, arrecadação e outras dúvidas. Além disso, a Amprev utiliza o mesmo sistema web da Capital e queremos aprender como ele funciona aqui”, ressaltou a diretora.


Já o diretor de Benefícios e Fiscalização, Diego da Silva Campos, se mostrou interessado especificamente pelo sistema de perícias médicas. “Estou impressionado como o Fernando conseguiu ter este controle, principalmente no caso dos servidores que passaram por readequação de cargo, fazendo com que eles continuem trabalhando, sem prejudicar sua saúde e sem onerar os cofres públicos”, concluiu Diego.