Gestão / NACIONAL

15 de Março de 2018 12h41

Cuiabá abre a 69ª da edição do Fonac - Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais

15/03/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

Foi aberto na manhã desta quinta-feira (15), no auditório do Gran Hotel Odara, a 69ª Edição do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais. O Fonac chega a Cuiabá com o objetivo de contribuir para o permanente aprimoramento e atualização da gestão pública, através das melhores práticas visando o aperfeiçoamento das estruturas dos órgãos municipais e das formas de realização de serviços públicos.

O 69ª Fonac é uma realização da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Gestão em parceria com o Fórum de Administração das Capitais, e reúne em Cuiabá, até o momento, 16 secretários das capitais brasileiras e quatro secretários municipais do Estado de Mato Grosso.

As boas vindas ao evento foi da dada pelo Controlador Geral do Municipio e  secretário interino de Comunicação e Inovação, Marcos Brito, representando o prefeito Emanuel Pinheiro. “Saúdo a todos em nome do prefeito Emanuel Pinheiro. Estou muito horando em participar deste fórum, que com  certeza trará uma uma enorme contribuição para a gestão pública do nosso município como também para todo país”, ressaltou Marcos Brito.  

“Quero agradecer a todos os secretarios que aceitaram nosso convite. Eu venho de muitos anos de carreira na área de Gestão e quando fui ao Fonac, no ano passado, achei muito agregador estarmos juntos, unidos, pensando juntos e conhecendo a realidade de outras Capitais. Muitos eu já venho 'encomodando' com alguns questionamentos. Eu quero agradecer mais uma vez ao  presidente do Fórum pela escolha de Cuiabá para sediar o evento e espero que nosso encontro seja  produtivo, durante esses dois dias”, destacou a secretária de Gestão, Ozenira Felix de Souza.

A secretária aproveitou a ocasião para estender o convite aos participantes, para que conheçam as beleza naturais do nosso Estado e  adiantou que está programado um tour em Chapada dos Guimarães, no sábado (17).  Um vídeo institucional, retratando cultura e as belezas de Cuiabá e do Estado, reforçou ainda mais o convite feito pela líder da pasta.   

O presidente do Fonac e secretário de Administração de João Pessoa (PB), Roberto Wagner Mariz Queiroga agradeceu ao prefeito Emanuel Pinheiro por ter aceito o desafio de trazer um evento tão complexo para Cuiabá, onde serão abordados assuntos tão importantes para o aprimoramento e a atualização da gestão pública.

“Eu quero parabenizar a todos os envolvidos na realização do evento. E já vi que o povo cuiabano acolhe bem seus visitantes. Quero muito agradecer os representantes das capitais que já acompanham o Fonac, os que estão vindo pela primeira vez e os convidados do municipio, que representam  algumas cidades do Estado, tenho certeza de que a partir de agora, estaremos ainda mais focados nos grandes temas que fazem parte do nosso desafio diário".

A primeira rodada de discusão abordou o temas Melhores Práticas – PPPs: Desafios e Resultados e foi coordenada pelo sub-secretário  de Planejamento, Orçamento e Informação de Belo Horizonte (MG),  Bruno Leonardo Passelli.

Participaram da abertura do evento os secretários municipias de Cultura, Esporte e Turismo,  Francisco Vuolo, o secretário adjunto de Turismo,  Marcus Fabrício, de Fazenda, Antônio Roberto  Possas de Carvalho,  de Governo, Carlos Roberto da Costa, o secretário adjunto de  Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Pires, o secretário adjunto de Previdencia, Fernando Jorge Mendes de Oliveira e a secretária-adjunta de Gestao, Adriana Martins Barbosa.

Às 14h as atividades são retomadas com a Mesa de Negociaçãos - Reposições e LRF sob a coordenação do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza, Philipe Nottingham.

A terceira roda de discução do dia acontecerá às 16h, com o tema Gestão Eficiente da Folha de Pagamento com o secretário  de Administração de Florinópolis, Everson Mendes. O evento se encerra às 18h e continua a amanhã (16), a partir das 9h.