Gestão / PREPARAÇÃO

27 de Abril de 2018 10h29

Com mais de 1.100 cadastros, CPC segue com inscrições abertas até a próxima quarta-feira

27/04/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

Pouco mais de 10 dias após seu lançamento, o Curso Preparatório Comunitário (CPC) já alcançou a marca de mais de 1.100 inscrições, somando as solicitações para os seis polos disponíveis. Idealizado com o objetivo de preparar alunos com baixa renda familiar para as provas de vestibulares e também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o CPC segue com o período de inscrições aberto até a próxima quarta-feira (02) e irá beneficiar, nessa primeira edição, pelo menos 1.000 cuiabanos.  

Para efetuar a inscrição, o candidato deve preencher o formulário disponível no site da Prefeitura de Cuiabá ou via aplicativo. Findado o cadastro, o interessado em uma das vagas é direcionado para a etapa de processo seletivo, onde responde um questionário simples, contendo 20 perguntas objetivas de conhecimentos gerais. De acordo com o Edital nº 001/2018, a divulgação dos aprovados será feita em duas datas, sedo a 1ª chamada no dia 5 de maio e a 2ª chamada no dia 28 do mesmo mês.

Segundo o coordenador do Curso Preparatório Comunitário, professor Claudio Taques, o programa deve ser visto como uma verdadeira ação de inclusão que irá contribuir para que centenas de alunos tenham acesso à faculdade. Para ele, os dados colhidos até o momento servem como confirmação de todo interesse e vontade que os alunos têm em aprender. Destacando que a uma semana do fim das inscrições alguns polos ainda possuem vagas a serem preenchidas, o coordenador prevê que o número de registrados deve ultrapassar a marca de 2 mil pessoas.

“A procura está sendo extremamente efetiva, com os estudantes cuiabanos demonstrando um grande interesse. É natural que o polo do centro seja o mais procurado, pois os alunos que trabalham durante o dia vão direto para o cursinho. Todavia, estamos fazendo uma força-tarefa no bairro Jardim Primeiro de Março, onde das 120 vagas apenas 50 foram preenchidas. Além disso, no Pedra 90 recebemos cerca de 70 solicitações para as 120 vagas. Estamos muito motivados e esperançosos que vamos ter alunos empenhados em conseguirem o ingresso na universidade”, comenta o professor.

Com a aula inaugural marcada para ocorrer no dia 14 de maio, às 19:00 horas, na Escola Estadual Presidente Médici, o CPC será ministrado em três diferentes modalidades: presencial, Ensino à Distância (EAD), e televisiva. Conforme o planejamento inicial, o modelo presencial funcionará todas as segundas, terças, e quintas-feiras, das 19:00 às 22:00 horas, e contará com pelo menos 15 professores trabalhando as quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências de Matemática, Códigos de Linguagem, e Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

“São os mesmos professores dos melhores cursinhos que aprovam para medicina, direito, engenharia, e outros vários cursos. Todos estarão colocando em prática uma mesma metodologia de ensino existente nas escolas e cursos particulares. Esses professores são remunerados pela Prefeitura. Todavia, acima de tudo, estão fazendo isso por paixão. Vestiram a camisa, montaram os planos de aulas, e aguardam com muitas expectativas o momento de começar a fazer a diferença nas vidas dessas pessoas. Àqueles que têm o sonho seguir uma carreira profissional com graduação, essa é uma grande oportunidade”, pontua Claudio Taques.

Confira no edital abaixo todos os detalhes referentes ao CPC.