Gestão /

09 de Março de 2012 17h40

57º Fonac encerra discussões com troca de experiências e busca de melhores práticas de gestão

09/03/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá (65) 3645-6054

O 57º FONAC (Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração) encerrou os debates nesta sexta-feira (09-03) com uma Assembleia Geral dos secretários associados. Conforme o presidente do Fórum, Sérgio Luiz Magalhães Villela (secretário de Administração de Patrimônio e Recursos Humanos de Maceió), o evento ficou dentro da expectativa, já que o objetivo era de que os secretários municipais pudessem trocar experiências e tirar dúvidas a respeito da gestão municipal.

“São as palestras com a troca de experiências que fazem com que voltemos para nossas cidades com vontade de incrementar a gestão, de buscar melhores práticas que já são fomentadas em outras cidades”, disse Villela.

Villela comentou que os secretários já se preparam para uma nova rodada de debates, marcada para os dias 6 a 9 de junho, em Vitória, no Espírito Santo. No final do ano, em 6 de novembro, há outra reunião, em Recife, Pernambuco. O evento é realizado a cada quatro meses.

Para a secretária de Gestão de Cuiabá, Adriana Barbosa, o debate sobre controle e gestão de patrimônio foi o que mais chamou a atenção dos participantes. “Esse é um problema vivido por todas as cidades e pudemos mostrar que estamos avançados no assunto, pois adotamos um sistema desde 2009, que muitas capitais ainda não implementaram. Eles ficaram muito impressionados com nosso avanço”, destacou ela.

O painel apresentado por Adriana abordou a adoção de soluções encontradas pela prefeitura na área de controle, registro e localização dos bens, bem como a valoração do patrimônio público municipal.

As discussões se concentraram em torno do projeto ligado a área de recursos humanos, com otimização e contratação de pessoas, capacitação de servidores, além de serem cogitados projetos na área da tecnologia da informação. O objetivo central do Fórum é abrir espaço para discussões relacionadas à administração pública, tendo em vista a grande variação nas metodologias de gestão existentes.

Benefícios

Na abertura, na quarta-feira (07-03), o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, destacou os benefícios gerados para os servidores públicos da capital, bem como para a sociedade, com a criação da Secretaria de Gestão, há pouco mais de um ano.

“Avançamos na gestão de pessoas com a consolidação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) à mais de dois mil servidores, folha de pagamento em dia e dentro do mês, reajuste salarial acima da inflação. Sem contar os avanços na informatização”, detalhou Galindo.

Ao longo dos três dias do FONAC, os debates entre os secretarios municipais de Gestão e Administração das capitais brasileiras foram organizados em painéis.

Na quinta-feira (08-03), o Fórum contou com as conferências: “RPPS: Censo Previdenciário – uma parceria estratégica”, “Desafios Nossa Energia”, “Sistema de Informações Gerenciais – SIGER”.

Na sexta-feira (09-03), os debates começaram com o tema: “Prevalência e Fatores Associados ao absenteísmo-doença entre servidores públicos das capitais brasileiras”. Em seguida, os secretários participaram dos painéis: “Os desafios dos gestores e a governabilidade”, e “Gestão de Contratos”.

Amanhã (sábado), haverá o encerramento oficial do Fórum, com a programação Institucional da prefeitura de Cuiabá.