Fazenda / Reparcelamento

24 de Novembro de 2015 15h03

Segunda parcela do IPTU vence na próxima semana

24/11/2015

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

Os contribuintes que reparcelaram os débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2015 têm até o próximo dia 30 para pagar a segunda parcela do imposto. O reparcelamento é oferecido ao contribuinte que não pagou o imposto em cota única, ou deixou de pagar alguma das seis parcelas do imposto lançado em abril.

Neste ano, a prefeitura lançou R$ 182 milhões do imposto com as alíquotas iguais às do ano passado, sendo 0,4% no caso de Imposto Predial e 2% de Imposto Territorial.

No entanto, a Secretaria Municipal de Fazenda registrou índice de 44% de inadimplência e o município deixou de arrecadar pouco mais de R$ 88 milhões. Agora, a expectativa é de que 10% dos inadimplentes regularizem a situação, de acordo com o secretário de Fazenda, Pascoal Santullo Neto.

“O reparcelamento é mais uma oportunidade para o contribuinte regularizar a situação, ao mesmo tempo em que buscamos melhorar a receita deste imposto que é a principal fonte de arrecadação e que permite à prefeitura realizar novos investimentos”, afirma.

Os contribuintes podem retirar as guias para pagamento do IPTU reparcelado pela internet no site do IPTU, ou presencialmente, na Loja de Atendimento ao Cidadão, no Palácio Alencastro.

Para emitir pela internet, o contribuinte precisa ter em mãos o número da inscrição do IPTU constante na frente do carnê, ou em qualquer guia do imóvel, no espaço superior direito.

Conforme o decreto que estabeleceu o reparcelamento, a última parcela deverá ser paga até o dia 29 de dezembro. Esta é a última chance do contiribuinte regularizar a situação e evitar que seu nome e débitos sejam encaminhados à lista da dívida ativa do município.