Fazenda /

15 de Junho de 2011 12h45

Secretário Guilherme Muller é homenageado em comemoração ao centenário da Sefaz-MT

15/06/2011

Ângela Jordão/Secom

O secretário de Fazenda Cuiabá, Guilherme Frederico Muller, foi homenageado, nesta quarta-feira (15-06), em solenidade que comemorou o centenário da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Muller foi titular da Sefaz por um período de seis meses, durante os anos de 2001 e 2002. Ainda durante a solenidade, foi inaugurada a galeria de ex-secretários de Fazenda, em que uma foto de Guilherme Muller está presente.

Antigos titulares da pasta e familiares de ex-secretários também receberam a homenagem, assim como servidores do Fisco Estadual.  O evento contou com a participação do governador Silval Barbosa, do atual secretário de Estado de Fazenda, Edmilson dos Santos, além de outras autoridades e dos servidores. Guilherme Muller também representou o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, na solenidade.

Durante a cerimônia, também foi lançado, pelos Correios, o carimbo comemorativo do selo alusivo aos 100 anos de história da Sefaz, e ainda um hotsite reunindo todas as informações sobre o centenário. A primeira Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso foi implantada em abril de 1911.

A galeria de secretários de Fazenda reúne os gestores fazendários a partir de 1979, ano que marcou a divisão do Estado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao todo, são 17 quadros que trazem os retratos dos secretários desenhado em grafite pelo artista plástico Raul Mattos.

“A galeria é uma homenagem as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Estado, da Sefaz como a conhecemos hoje. Queremos que cada quadro da galeria represente os servidores que passaram pelo órgão no período, já que são eles, junto com a sociedade como um todo, que garantiram a Mato Grosso os recursos necessários para se desenvolver e se tornar a atual potência econômica”, destacou Edmilson dos Santos.

A importância de cada gestor da pasta durante os 100 anos do órgão e do trabalho dos servidores do Fisco foi o destaque da solenidade. “Ser gestor de uma Secretária de Fazenda não é fácil. Ter responsabilidade com o dinheiro do Governo, do contribuinte e promover a arrecadação não é tarefa fácil. Todos que aqui passaram, tiveram suas dificuldades e seus acertos, todos são vitoriosos”, declarou o ex-secretário Humberto Rodovalho, falando em nome de todos os antigos titulares.

“Todos os gestores que tivemos aqui deixaram a sua marca e fizeram o gigante que, hoje, é o estado de Mato Grosso. Somos o estado que mais cresce e mais oferece oportunidades no país. Parabéns a todos”, enfatizou o governador Silval Barbosa.

Feliz com a homenagem, o secretário Guilherme Muller destacou o desprendimento do atual Governo e do atual secretário, Edmilson dos Santos, em reconhecer o trabalho que todos os ex-gestores da Sefaz. “A Secretaria foi construída ao longo do tempo, todos que passaram por aqui deram sua contribuição, com a ajuda de todos os servidores que trabalham aqui. O Governo e o atual secretário tem o desprendimento e a humildade de fazer este reconhecimento”.

Outros eventos ainda estão programados em comemoração ao centenário da Sefaz. O hotsite dos 100 anos da Sefaz funcionará como um centralizador de informações. A programação dos eventos que serão realizados durante todo o ano poderá ser visualizada, assim como fotos históricas e informações sobre a evolução do Fisco. Os usuários também poderão participar da comemoração, enviando depoimentos e relatos sobre épocas vividas relacionadas com a Sefaz. O endereço eletrônico é: http://www.sefaz100anos.com.br