Fazenda / DESBUROCRATIZAÇÃO

19 de Julho de 2018 11h18

Prefeitura centraliza atendimentos relacionados aos tributos em novo Centro Integrado

19/07/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Unificar a prestação dos serviços públicos promove reflexos consideráveis na vida do cidadão, encurtando distâncias, reduzindo os custos e acarretando em uma economia de tempo. Para solucionar todas as questões fiscais do munícipe em relação à Prefeitura de Cuiabá com agilidade e presteza, o prefeito Emanuel Pinheiro instituiu o primeiro Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC). Com suas adequações ainda em estágio final, o novo espaço reúne todas as questões relacionadas aos tributos municipais e já conta com a maior parte de seus auxílios à disposição da população.

“Temos algumas reestruturações físicas a serem finalizadas na nova sede, mas precisávamos nos desvincular dos espaços antigos, para que o município pudesse ampliar suas outras áreas de atendimento. É por isso que rapidamente alteramos nossa forma de atuação, a fim de garantir celeridade neste processo de mudança, de maneira que não gerasse tanto impacto ao contribuinte. E ainda assim, já percebemos que essa nova estrutura está redefinindo a rotina daqueles que nos procuram porque não mais precisarão fazer longos deslocamentos a fim de solucionar seus questionamentos ou efetuar as emissões de suas guias para pagamentos. O objetivo do município é dinamizar a vida do cidadão e o CIAC se instala com essa premissa, sendo mais um polo solucionador de entraves e desburocratização do acesso aos serviços públicos”, ponderou o chefe do Executivo.

No novo centro de atendimento, os contribuintes já podem efetuar a emissão de guias do ITBI, IPTU, ISS, dívida ativa, taxas de alvará, entre outros tributos. Os serviços prestados ainda incluem o setor de cadastro imobiliário e futuramente contará com os suportes da divisão mobiliária, além do auxílio da equipe de auditores fiscais, que se deslocará do Palácio Alencastro (atual endereço), para a sobreloja do CIAC. Após as devidas adequações restantes, a Secretaria Municipal de Fazenda também colocará à disposição o Plantão Fiscal, posto de atendimento aos contadores, corretores de imóveis e empresários, em relação ao pagamento de ISS ou qualquer outro tributo municipal, que possua uma ação fiscal que necessite de esclarecimentos, em virtude de um auto de infração.

“Centralizamos nosso serviço para que uma única saída seja o bastante para o contribuinte solucionar seus questionamentos junto à Prefeitura. Por muitos anos deixamos os atendimentos relacionados ao fisco municipal completamente dispersos, espalhados na região central em pontos distintos. Isso acabou acarretando em uma burocratização na prestação do serviço público, uma vez que dificultava o acesso do cidadão a nós. Queremos romper com esses hábitos viciosos, que continuamente tornam o trabalho dos órgãos moroso e ineficiente. Ao dispormos todos os desdobramentos fiscais em uma única central de atendimentos, geramos um grau de satisfação e contentamento muito maior na população, que passa a crer e confiar na premissa de que o município opera em prol das necessidades do seu povo”, concluiu Antônio Roberto Possas, secretário municipal de Fazenda.

O Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte está localizado na Rua Barão de Melgaço, no antigo Banco Bic. O horário de funcionamento é das 8h às 18h.