Fazenda / FINANÇAS PÚBLICAS

25 de Abril de 2019 16h39

Prefeito participa da 1ª Assembleia Geral da Abrasf de 2019

25/04/2019

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

O prefeito Emanuel Pinheiro participou da 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2019, promovido pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), onde Cuiabá foi escolhida para sediar o encontro nacional que reuniu secretários de Finanças e Fazenda de todas as capitais brasileiras para debater sobre o atual cenário econômico e os desafios enfrentados pelos municípios.

O encontro, realizado na quinta e sexta-feira (25 e 26 de abril) no Hotel Delmond, foi importante também para os entes federativos debateram assuntos de interesse nacional. “A satisfação de recebermos um evento dessa grandeza, no mês que comemoramos o tricentenário da nossa cidade, nos enche de orgulho, pois estamos vivendo um momento bom, estamos mantendo o equilíbrio das contas públicas, além do respeito e cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse o prefeito.

Pinheiro pontuou ainda que mesmo com a crise e das dificuldades financeiras que o Tesouro Nacional tem enfrentado, no entanto, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Fazenda tem trabalhado para cumprir com o dever de casa, dentre eles, manter a folha de pagamento dos servidores em dia. “Encontros como esse são importantes para poder garantir a flexibilidade necessária para que mantenhamos o equilíbrio das contas públicas, mas que tenhamos a capacidade de investimento cada vez maior redimensionando e rediscutindo o pacto federativo”, declarou.

O presidente da Abrasf e secretário municipal das Finanças de Fortaleza (CE), Jurandir Gurgel explicou que anualmente são realizadas quatro assembleias gerais, duas a cada semestre e em locais diferentes. “Estamos muito satisfeitos com a realização da primeira reunião de 2019, em Cuiabá, coincidindo com as festividades do aniversário e com um quórum diferenciado, contando com a participação de 23 representantes das capitais brasileiras. Temos como princípio a representatividade no âmbito das finanças públicas, com o objetivo de encontrar soluções comuns e dessa maneira, termos um país mais equitativo em relação a questão econômica e financeira”, destacou.

Com isso, é óbvio que assuntos de grande interesse da maioria, mencionou o presidente, a exemplo da reforma tributária e previdenciária que impactam diretamente as finanças públicas dos municípios. “São assuntos relevantes colocados em discussão e elaboradas estratégias eficazes de trabalho a serem implantados em cada região de acordo com cada especificidade”, pontuou Gurgel.   

O secretário municipal de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho, anfitrião do evento, declarou que momentos como esse são de suma importância para o sistema tributário, pois é uma forma de unir todos os entes federativos para debater assuntos de interesse nacional, que é o fortalecimento do fisco municipal das capitais brasileiras. “É a oportunidade que temos para alinhar expectativas, preocupações, além de identificar oportunidades que possam contribuir para aprimorar o ambiente tributário do país”, concluiu Possas.