/ Integração

05 de Novembro de 2014 17h26

Projeto da Prefeitura de Cuiabá coloca idosos e crianças jogando vôlei juntos

05/11/2014

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

Arquivo

Crianças e idosos que participam de projetos mantidos pela Prefeitura de Cuiabá se reuniram nesta quarta-feira (05) para praticar vôlei. A iniciativa faz parte do Projeto “Vôlei entre gerações - superando preconceitos”, realizado no Ginásio Quilombo.

Os jogos foram adaptados e o principal objetivo da programação é integrar e quebrar preconceitos relacionados à velhice e suas limitações.

“Estamos fazendo um trabalho que atenda a todas as faixas etárias e, que ao mesmo tempo faça que os grupos interajam através do esporte”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, Carlos Klaus. 

Para Anézia de Matos, 62, o encontro de gerações propõe conhecimento. Ela participa do Projeto Amor Terceira Idade desde o ano passado. 

“É um aprendizado tanto para nós idosos, como para as crianças, que nos trataram com muito respeito. A sensação é a mesma de estar brincando com nossos netos”, concluiu. 

Empolgada, Maria Helena, 68, disse estar muito contente em participar do projeto. “No início não entendia muito bem como seria, mas foi muito divertido. O pique da garotada no jogo também contribuiu para que nos sentíssemos a vontade”, disse. 

A troca de experiências também foi destacada pela garotada que participa do Vôlei Kids. Antes da competição, os alunos receberam orientações como jogar respeitando os limites dos adversários mais velhos. 

“Assistimos alguns vídeos na internet para saber a maneira em que os idosos costumam jogar, sem muito esforço para que não se machuquem”, contou Maria Eduarda, de 13 anos. 

Segundo Carlos Vinícius, de 14 anos, este dia serviu ainda para construção de novas amizades. 

“Foi muito bom ter esse contato, porque valorizamos mais a convivência, independente da idade ou condição física”.

A gerontóloga e coordenadora do projeto, Aparecida Maria Moreira, explicou que estas atividades  trabalham o físico e psicológico.

 “Além da força muscular, os idosos precisam desenvolver a agilidade, raciocínio e concentração, que auxiliam na qualidade de vida deles”, finalizou Aparecida.