/ Parceria

05 de Setembro de 2014 16h41

Prefeitura doa camas feitas com madeira apreendida

05/09/2014

EVELYN RIBEIRO

Tchélo Figueiredo

A Prefeitura de Cuiabá doou nesta sexta-feira (05), um conjunto de 40 camas para a Comunidade Terapêutica  Limiar, localizada no bairro Sucuri. Esta é na segunda unidade de tratamento de dependentes químicos a receber a doação esta semana.

As camas foram produzidas com madeira apreendida e confeccionadas por reeducandos da Fundação Nova Chance que cumprem pena em regime semiaberto. Ao todo foram produzidas 300 camas, que serão distribuídas em oito comunidades terapêuticas femininas e masculinas. 

“Queremos agradecer a todos os envolvidos nesta parceria, pelo apoio e por proporcionar melhores condições para auxiliar no tratamento dos dependentes. A Secretaria de Esportes tem como função trabalhar questões relacionadas à recreação, mas também temos nossas ações sociais e de cidadania”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Carlos Klaus. 

A iniciativa atende a uma recomendação da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), para que os beliches instalados nas instituições de tratamento para dependentes químicos sejam substituídas por camas.

A Limiar atualmente atende 19 residentes, através de trabalho voluntário e tem como objetivo o princípio da mudança. O tempo mínimo de tratamento é 120 dias e funciona como um programa de ressocialização. Os residentes também contam com visitas e acompanhamento da família. 

“Para a Limiar esta doação veio em uma excelente hora. Vai ajudar tanto as pessoas que estão aqui, como as que ainda serão encaminhadas para a comunidade”, disse o diretor presidente da Comunidade Terapêutica, Gonçalo Agnolon.

Esta doação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público, Poder Judiciário com a atuação dos juízes Rodrigo Roberto Curvo, Geraldo Fidélis e Instituto Nacional de Educação para Defesa e Preservação do Meio Ambiente (Indeppa). 

“Temos o dever de devolver para a sociedade esse material que foi retirado da natureza de maneira irregular e agora tem uma destinação permanente. Para nós este é um trabalho muito gratificante, porque sabemos que vai minimizar o sofrimento dos internos”, pontuou o juiz Rodrigo Roberto Curvo, da Vara Especializada do Meio Ambiente.