/ Integração

14 de Outubro de 2014 10h35

Prefeitura de Cuiabá realiza Campeonato Pixote reunindo mais de 3 mil participantes

14/10/2014

Ademar Andreola

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Mais de 3 mil estudantes-atletas de 254 equipes, formadas em 79 escolas e instituições, estão participando em Cuiabá da 28ª edição do Campeonato Pixote, promovido pela  Prefeitura da Capital. As competições do Pixote vão até 30 de novembro.

A abertura solene do campeonato aconteceu no reformado e remodelado Centro Esportivo Manoel Soares de Campos, no bairro Dom Aquino. E teve os ingredientes que uma competição deve ter. A banda da Escola Estadual Ranulpho Paes de Barros executou o Hino Nacional, cantado pela estudante Pamella Thays Santos Albuquerque; Caroline Egues Lofti Rocha, do Colégio Notre Dame de Lourdes, fez o juramento do atleta e Afonso Henrique, do Centro Educacional Imaculada Conceição (CEMA), acendeu o fogo simbólico.

O secretário municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, Carlos Klaus, considera o Campeonato Pixote como um dos maiores eventos esportivos do país. Segundo ele, isso só é possível pelo trabalho intenso e dedicado dos servidores de sua secretaria. Ainda de acordo com o secretário, ao realizar esta competição “estamos fazendo um investimento na cidadania e na formação da personalidade das crianças e dos jovens”.

Participam da competição estudantes de escolas públicas e privadas, de escolinhas de iniciação esportiva, academias, clubes e associações. Além de Cuiabá, estão disputando equipes das cidades de Várzea Grande, Santo Antonio do Leverger, Campo Verde, Primavera do Leste e Nobres.

As competições acontecem em 10 modalidades esportivas. Por equipe, as modalidades serão basquete, vôlei, futebol, futsal e handebol. Individualmente, os estudantes disputarão no karatê-dô tradicional, natação, tae-kwon-do, judô e xadrez. Por idade os atletas disputam nas categorias Pixotinho (05 a 06 anos), Mamadeira (07 a 08), Fraldinha (09 a 10), Mirim (11 a 12), Infantil (13 a 14) e Cadete (15 a 16).

Passado e presente

A abertura do Campeonato Pixote juntou o passado e o presente da competição em três pessoas: os professores João Balla e Chocolate e a empresária Ana Maria Ataide Albuquerque. João Balla foi quem ‘vendeu’ a ideia da competição ao então prefeito Dante de Oliveira.  Ele foi o responsável pela organização da primeira edição em 1986, que reuniu cerca de 250 participantes.

O objetivo na época, segundo João Balla, era incentivar a prática desportiva na Baixada Cuiabana e nos bairros da Capital, com atividades esportivas muito praticadas. No início, houve competição também em modalidades como futebol de campo, tênis de mesa e até bocha. “Aconteceram muitas alterações que mudaram o foco do evento, mas os objetivos de fomentar o esporte continuam”, disse João Balla. No sábado, muito animado, ele foi o mestre de cerimônias da solenidade de abertura.

O professor Chocolate continua, como há mais de 30 anos, fazendo o que gosta e sabe: relevar talentos para o desporto mato-grossense.

A empresária Ana Maria Ataide Albuquerque não escondia sua emoção. Na primeira edição, ela disputava pela, hoje, categoria Fraldinha, a modalidade de voleibol, defendendo a Escola André Avelino de Siqueira, do CPA II. Na abertura deste ano ela assumiu a corujice, vendo o filho Lucas, de 07 anos, desfilar pela equipe do Colégio São Gonçalo, onde disputará a modalidade de futsal, na categoria Mamadeira.

 

Ana Maria só se queixou de uma coisa comparando as duas competições: mais calor das torcidas. Segundo ela, quando disputou, as escolas levavam seus alunos para incentivar os colegas e os ginásios e quadras ‘explodiam de gente’. Quem sabe, enquanto a competição se desenrola, isso venha a acontecer.