/ Karatê-Dô Tradicional

02 de Setembro de 2014 16h07

Parceria vai beneficiar 80 crianças do Projeto Karatê-Dô Tradicional

02/09/2014

EVELYN RIBEIRO

Divulgação

O Projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania,apoiado pela Prefeitura Cuiabá, firmou uma parceria com o projeto Voluntariado do Banco do Brasil, que irá beneficiar 80 crianças de 6 a 17 anos que estudam na rede pública de ensino em Cuiabá. 

Durante a cerimônia houve a assinatura do convênio e apresentação dos alunos, que posteriormente receberam kits, com mochila, kimono, chinelo e camiseta.

O Projeto Voluntários BB é o resultado do trabalho conjunto do Banco do Brasil e da Fundação Banco do Brasil para apoiar iniciativas que fortalecem o sistema de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, por meio de repasse aos Fundos da Infância e Adolescência (FIA). 

O secretário municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, Carlos Klaus, elencou os benefícios da parceria e importância de desenvolver projetos neste sentido. 

“Esta modalidade esportiva é uma ferramenta que contribui para a formação individual e a melhoria da convivência e inclusão social. Os resultados podem ser vistos tanto em casa com a família, como nos treinamentos”, disse.

Sob a coordenação do sensei José Humberto de Souza, o Projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania contempla diversos Pólos na grande Cuiabá e atende  1.200 crianças e adolescentes. Destes, 80 fazem parte do Voluntariado Banco do Brasil e outros 50 fazem parte do projeto Criança Esperança. Os demais são beneficiados de forma indireta. 

“Observamos que nos dias atuais, se torna cada dia mais difícil os indivíduos manterem uma vida saudável diante da modernidade, da falta de tempo, da falta de compromisso de vários pais de família. Através do projeto e desta parceria podemos fazer com que o futuro deles seja diferente”, afirmou José Humberto.

Os 80 beneficiados participam nos seguintes Pólos: Sede da Associação Shotokan,Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Araçá, Escola Municipal Moacyr Gratidiano Dorileo, Escola Municipal Alzira Valadares, Asilo Santa Rita de Cássia e Palácio das Artes Marciais.

O projeto

O “Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania” foi criado em 1979 para promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.  Através dos treinamentos o aluno desenvolve habilidades e aprende regras de conduta que servirão para moldar o caráter.

O projeto é mantido com o apoio das Secretarias Municipais de Esportes,de Educação e de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Além de receber aulas grátis duas a cinco vezes por semana, os alunos contam com atendimento gratuito de médicos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.