/ Ginásio da Lixeira

30 de Julho de 2014 10h43

Moradores aprovam restauração do Ginásio da Lixeira

30/07/2014

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

Arquivo

Após anos de espera, os moradores do bairro da Lixeira e Areão podem comemorar a realização da reforma do Complexo Esportivo “Gustavo Cid Nunes Cunha”, o Ginásio da Lixeira. As obras de revitalização começaram nesta quarta-feira (30), através do programa Ativação, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá. 

Alguns dos moradores estiveram no local hoje para conferir o andamento dos trabalhos e elencaram os principais benefícios para a população local, que é de mais de 11 mil pessoas.

“O ginásio já está mudando muito. Receber esta restauração era um sonho antigo. Cansamos de ver placas anunciando a mudança e finalmente chegou a hora”, comentou o morador Renan Diego, 23. 

Morador da Lixeira antes mesmo da construção do ginásio, o aposentado Peri Rodrigues Duarte, 81, conta que há uma grande expectativa de que a obra seja concluída o mais rápido possível. “Vamos acompanhar de perto e o dia que ficar pronto vai ficar muito bonito”.

Francisco de Assis Gomes, 51, mora no bairro desde 1979 e avalia que a requalificação contribuirá para a prática esportiva em todas as idades. 

“Será bom tanto para os moradores da Lixeira, como para os de bairros vizinhos como o Areão. Já vi muita coisa boa e ruim acontecer aqui. Agora fica a torcida para que o espaço volte a ser usado para práticas esportivas, inclusive de projetos sociais”, afirmou. 

A presidente da Associação de Moradores, Gláucia de Souza, ressalta que o prefeito Mauro Mendes está cumprindo o prometido e haverá esforço da comunidade para que o ginásio seja preservado. 

“Desde a primeira conversa com o prefeito reafirmei a responsabilidade de manter o ginásio bem cuidado. É um trabalho em conjunto e a união faz a força. Não adianta o poder público agir, se não fizermos nossa parte e colaborar para a qualidade de vida de todos”, concluiu a presidente. 

O complexo estava abandonado e sem condições de uso há mais de 20 anos. O espaço chegou a ser ocupado por usuários de entorpecentes e desabrigados por um temporal, ocorrido em 2005, nos bairros São Mateus e Parque Geórgia.

Em 2009, a situação se repetiu quando moradores que habitavam irregularmente a Área de Preservação Permanente (APP), localizada na região do Praeirinho, deixaram o local e ocuparam o Ginásio.

Fundado na década de 70, o Ginásio será revitalizado pela primeira vez. A reforma compreende a recuperação da parte elétrica, hidrossanitária, substituição do alambrado, piso da quadra, implantação de pista de caminhada na área externa iluminação (interna e externa), academia de ginástica ao ar livre, parque infantil, quadra de areia, ampliação do estacionamento para motos e portadores de necessidades especiais, além do trabalho de jardinagem e paisagismo.