/ Parceria

02 de Setembro de 2014 12h38

Camas produzidas por reeducandos são doadas à comunidade terapêutica

02/09/2014

EVELYN RIBEIRO

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá entregou nesta terça-feira (02), um conjunto de 50 camas para a Comunidade Terapêutica  Lar Cristão, no bairro CPA III. A doação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público, Poder Judiciário com a atuação dos juízes Rodrigo Roberto Curvo, Geraldo Fidélis e Instituto Nacional de Educação para Defesa e Preservação do Meio Ambiente (Indeppa).

A iniciativa atende a uma recomendação da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), para que os beliches instalados nas instituições de tratamento para dependentes químicos sejam substituídas por camas.

As camas foram produzidas com madeira apreendida e confeccionadas por reeducandos da Fundação Nova Chance que cumprem pena no regime semiaberto. Ao todo foram produzidas 300 camas, que serão distribuídas em oito comunidades terapêuticas femininas e masculinas. O processo de produção durou 20 dias. 

Além de propor mais conforto, a doação também fortalece as ações do programa “Crack, é possível vencer”, como explica o secretário municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, Carlos Klaus. 

“A gente precisa ter esse olhar social, que é, hoje, a grande demanda da sociedade. Nesse aspecto, trabalhamos no sentido de dar apoio para a recuperação dos usuários de entorpecentes. A forma que encontramos foi cadastrar as comunidades regulares e estabelecer a parceria”, disse. 

De acordo com o presidente do Lar Cristão, Teodorico Barbosa, as camas vão beneficiar 42 residentes. 

“Muitos deles têm problemas de coluna e dificuldades para se adaptar ao beliche. Quero agradecer a Prefeitura,em nome do Lar Cristão, por proporcionar melhores condições para atender a estas pessoas”, disse. 

O coordenador do Indeppa, Luiz Carlos Ferreira, conta que foi um trabalho intenso de produção, mas que ver o resultado final sempre vale a pena.

“Tivemos alguns contratempos, porém é muito gratificante ver tudo pronto e sendo entregue. O lado positivo disso tudo é ver que os reeducandos estão tendo direito a uma profissão e, ao mesmo tempo ajudam quem está em tratamento”, afirmou.

Outra doação está prevista para a próxima sexta-feira (05), às 15h30, na Comunidade Terapêutica Limiar, no bairro Sucuri.