/ Esporte

07 de Março de 2014 12h41

Corrida Bom Jesus de Cuiabá terá exame antidoping

07/03/2014

EVELYN RIBEIRO

Luiz Alves

Arquivo

Devido ao aumento do número de inscrições para a 28ª Edição da Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá este ano, algumas medidas serão tomadas para garantir a segurança dos competidores, entre elas a medição de percurso e realização de exame antidoping. 

A orientação foi anunciada nesta sexta-feira (07), durante uma reunião na Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude.  A corrida será no dia 06 de abril, na Avenida Desembargador Milton Figueiredo, e a expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas participem do evento.

De acordo com a diretora de Corrida de Rua da Federação Mato-grossense de Atletismo, Cristina Costa, o exame antidoping é necessário e deve ser feito logo após a corrida. 

“Contaremos com um Oficial de Controle de Dopagem, que fará a coleta e posteriormente encaminhará para análise no Canadá. Tem sido cada vez mais comum este tipo de exame justamente para garantir a regularidade”, explicou.

O exame ocorrerá de forma aleatória e o resultado geralmente é concluído em 90 dias. Ainda durante a reunião foram discutidas questões como o atendimento médico, efetivo de segurança e limpeza. A medição do percurso será executada dias antes do evento. 

A atuação do Corpo de Bombeiros estará voltada para a prevenção de acidentes e segurança de todos. “Nossa equipe ficará em pontos estratégicos, como na chegada, em que as pessoas estão mais cansadas e precisam de atendimento imediato”, disse o aspirante oficial do Corpo de Bombeiros, Felipe Augusto. 

A estrutura contará com carro hidroquímico, ambulâncias e equipes de para- médicos (no local da largada e chegada), quatro pontos de distribuição de água e batedores no acompanhamento do percurso. A interdição da via ocorrerá um dia antes da competição, a partir das 6h da manhã. 

O secretário municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, Carlos Brito, destaca que a preocupação neste momento não é somente ter vários competidores, mas garantir um evento de qualidade. “Nossa primeira dificuldade foi definir o percurso, por conta das obras da Copa. Este teve que ser feito várias vezes, mas aos poucos estamos conseguindo estabelecer as metas e fazer um trabalho de qualidade”. 

A organização da Corrida Bom Jesus de Cuiabá está sendo desenvolvida por diversas secretarias municipais, como Saúde, Trânsito, Serviços Urbanos e Educação, em parceria com o Corpo de Bombeiros, SAD, Polícia Militar, 13ª Brigada de Infantaria e Federação de Atletismo de Mato Grosso. 

 INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de março na Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, localizada na Rua Comandante Costa, Nº 1.554, ou pelo site da prefeitura www.cuiaba.mt.gov.br. Poderão participar os atletas de ambos os sexos e com idade mínima de 18 anos, inscrevendo-se na prova nas seguintes categorias: Atletas com deficiências, Elite (feminina e masculina) e Atletas (categoria geral).